Operação Ninja: Um Jogo Educacional Digital para Auxiliar na Aprendizagem das Quatro Operações Básicas da Matemática

  • Arthur da Silva Araújo IFMA
  • Vinicius dos Santos de Oliveira IFMA
  • Vinicius de Souza Oliveira IFMA
  • Valter dos Santos Mendonça Neto IFMA
  • Carlos Costa Cardoso IFMA

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar um jogo educacional digital denominado, Operação Ninja, desenvolvido para auxiliar alunos do 4o ano, do Ensino Fundamental, no processo de aprendizagem das operações básicas da Matemática. Para a construção do game, utilizou-se a ferramenta Scratch, uma linguagem de programação usada para criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos. O jogo consiste em uma proposta para tornar o aprendizado dos cálculos mais prazeroso e próximo da realidade das crianças, tornando-se um instrumento valioso para uma melhoria significativa no ensino da Matemática.

Palavras-chave: Jogo Educacional Digital, Operações Básicas da Matemáticas, Aprendizagem

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Publicado
31/07/2020
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ARAÚJO, Arthur da Silva; DE OLIVEIRA, Vinicius dos Santos; OLIVEIRA, Vinicius de Souza ; MENDONÇA NETO, Valter dos Santos; CARDOSO, Carlos Costa . Operação Ninja: Um Jogo Educacional Digital para Auxiliar na Aprendizagem das Quatro Operações Básicas da Matemática. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 613-619. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11440.