Cultura Maker e Robótica Sustentável no Ensino de Ciências: Um Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental

Resumo


O Movimento Maker (MM) é uma metodologia fundamentada nos pressupostos do “faça você mesmo”, com vistas a possibilitar que o aluno tenha interação real com o material concreto. Assim, neste artigo nós apresentamos uma experiência de robótica educacional utilizando lixo eletrônico como recurso didático para ensinar conceitos de eletricidade aos alunos do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que a proposta foi exitosa e possibilitou a aprendizagem de potência elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica e interação matéria/energia. Baseados em nossa investigação, acreditamos que essa pesquisa seja relevante por possibilitar que as aulas de Ciências sejam mais interessantes para os alunos.

Palavras-chave: Cultura maker, Robótica sustentável, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental

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Publicado
31/07/2020
DA SILVA, João Batista; DE ALMEIDA, Dayne Kelly Rodrigues Soares; DAMASCENO JÚNIOR, José Ademir; DA COSTA, Darkson Fernandes. Cultura Maker e Robótica Sustentável no Ensino de Ciências: Um Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 620-626. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11441.