AUTISMATH: Aplicativo para Auxiliar o Ensino e Aprendizagem de Matemática para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o protótipo de aplicativo “AUTISMATH”, desenvolvido com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem de educandos autistas em conteúdos de Matemática. O aplicativo, desenvolvido para dispositivos móveis, foi fundamentado por métodos consolidados no acompanhamento educacional de autistas, baseados no Behaviorismo. Dentre os resultados preliminares, constatou-se a boa aceitação do aplicativo por profissionais que trabalham com esses educandos e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem dos mesmos.
Referências
Brasil (1997) “Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática”. Brasília: MEC/SEF.
Camargo, S. P. H., Rispoli, M. (2013) “Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos”. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, p. 639-650.
Larkey, S., Adkins, J. (2013) “Practical mathematics for children with an autism spectrum disorder and other developmental delays”. Jessica Kingsley Publishers.
Locatelli, P. B., Santos, M. F. R. (2016) “Autismo: propostas de intervenção”. Revista Transformar, v. 8, n. 8, p. 203-220.
Meirelles, F. S. (2018) “Pesquisa anual do uso de TI nas empresas”. FGV-EAESP. 29a edição.
Monte, F. F., Santos, I. B. (2004) “Saberes e práticas da inclusão, dificuldades acentuadas de aprendizagem: autismo”. Brasília: MEC, SEESP.
Monteiro, T.V.B., Magagnin, C.D.M., Araújo, C.H.S (2009) “A importância dos jogos eletrônicos na formação do aluno”. In: Anais do Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia – GO, pp. s/n
Morais, T. L. C. (2012) “Modelo TEACCH: intervenção pedagógica em crianças com perturbações do espetro do autismo”. Dissertação de Mestrado.
Moreno, A. (2019) “Pisa 2018: dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática”. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/03/pisa-2018-dois-tercos-dos brasileiros-de-15-anos-sabem-menos-que-o-basico-de-matematica.ghtml. Acesso em: 30 jan. 2020.
Oliveira, C. (2015) “Um retrato do autismo no Brasil”. Revista Espaço Aberto. Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo- no-brasil. Acesso em: 30 jan. 2020.
Orrú, S. E. (2008) “Os estudos da análise do comportamento e a abordagem histórico- cultural no trabalho educacional com autistas”. Revista Iberoamericana de Educación, v. 45, n. 3, p. 1.