“Você sabia? O Direito te Desafia!”: Relato de Caso do Uso de Jogo de Tabuleiro com Cartas para Demonstrar a Alunos de Ensino Médio o Quanto o Direito pode ser Instigante

Resumo


Este artigo apresenta a metodologia da gamificação aplicada ao Direito. A experiência foi executada com alunos do Ensino Médio, em evento na UNISINOS, e, após, foi adaptada para a Graduação em Direito. A metodologia aborda, a partir do referencial teórico sistêmico-construtivista, Luhmann (2007), a comunicação entre o Sistema da Educação e o Subsistema da Educação Jurídica, além do Sistema Social e do Sistema Político, colocando o aluno em situações reais ou fictícias que exigem uma solução jurídica. A estratégia de ensino-aprendizagem-avaliação se mostrou desafiadora, trazendo à área, ainda muito conservadora, uma metodologia capaz de simular situações sociais comuns aos profissionais do Direito.

Palavras-chave: Gamificação, Aprendizagem, Educação Jurídica, Direito

Referências

Alves, L. R. et al. (2014) “Gamificação: diálogos com a educação”. In: Fadel, Luciane Maria et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural [e-book], http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/gamificacao_na_educacao_011120181605.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.

Bem, R. F. S. (2014) “Projeto Ludus: uma metodologia gamificada de gerenciamento de projetos”. Dissertação de Mestrado em Design – Departamento de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 73 f.

Diesel, A.; Baldez, A. L. S.; Martin, S. N. (2019) “Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica”. Revista Thema, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 268-288, http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 11 jun. 2020.

Freire, P. (2000) “Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos”. São Paulo: Editora UNESP.

Gustin, M. B. S.; Lara, M. A.; Corrêa da Costa, M. B. L. (2012) “Pesquisa Quantitativa na produção de conhecimento jurídico”. Revista da Faculdade de Direito da UFMG, Belo Horizonte, n. 60, p. 291-316, jan./ jun. 2012, p. 294, http://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/ revista/article/view/186. Acessoem: 11 jun. 2020.

Luhmann, N. (2007) “La sociedad de la sociedad”. México: Herder.

Martins, D. S. et al. (2019) “LudoEscola: a Gamificação como Ferramenta de Transformação do Espaço Escolar”. In: Anais do IV Congresso de Tecnologias da Educação.

Maturana, H. R.; Varela, F. J. G. (2002) “A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana”. São Paulo: Palas Athena.

Morin, E. (2002) “Os sete saberes necessários à educação do futuro”. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO.

Piaget, J. (1972) “Desenvolvimento e aprendizagem”. Traduzido por Paulo Francisco Slomp. In: LAVATTELLY, C. S.; STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Jonovich, p. 7 19.

Schlemmer, E. (2014) “Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão”. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 73-89, jul/dez.

Warat, L. A. (1985) “A ciência jurídica e seus dois maridos”. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.
Publicado
31/07/2020
HOHENDORFF, Raquel von; ENGELMANN, Wilson; FRÖHLICH, Afonso Vinício Kirschner; MENDONÇA, Isabelle de Cássia . “Você sabia? O Direito te Desafia!”: Relato de Caso do Uso de Jogo de Tabuleiro com Cartas para Demonstrar a Alunos de Ensino Médio o Quanto o Direito pode ser Instigante. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 675-681. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11449.