Feedback Analyzer: Uma interface para análise de feedback

Resumo


O feedback é um recurso de grande importância em qualquer processo de aprendizagem. Ele permite que sejam identificadas lacunas que são úteis para uma autoavaliação e correção de falhas antes não percebidas. Além do aprimoramento técnico e aumento do conhecimento, a utilização do feedback visa também abordar situações comportamentais e de sentimentos, que impactam diretamente no processo de aprendizagem, com orientações apropriadas para cada situação específica. Assim, este artigo visa apresentar uma plataforma que permite a análise da qualidade de textos feedback escritos por professores em ambientes virtuais de aprendizagem. A proposta foi comparada com outros trabalhos da literatura.
Palavras-chave: Feedback Educacional, Interface, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Suporte à professores

Referências

Azevedo, R. and Bernard, R. M. (1995). A meta-analysis of the effects of feedback in computer- based instruction. Journal of Educational Computing Research, 13(2):111–127. doi: https://doi.org/10.2190/9LMD-3U28-3A0G-FTQT

Bangert-Drowns, R. L., Kulik, C.-L. C., Kulik, J. A., and Morgan, M. (1991). The instructional effect of feedback in test-like events. Review of educational research, 61(2):213–238. doi: https://doi.org/10.3102/00346543061002213

Cavalcanti, A. P., de Mello, R. F. L., Rolim, V., André, M., Freitas, F., and Gasevic, D. (2019). An analysis of the use of good feedback practices in online learning courses. In 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), volume 2161, pages 153–157. IEEE. doi: https://doi.org/10.1109/ICALT.2019.00061

Cavalcanti, A. P., Diego, A., Carvalho, R., Freitas, F., Tsai, Y.-S., Gasevic, D., and Mello, R. F. (2021). Automatic feedback in online learning environments: A systematic literature review. Computers and Education: Artificial Intelligence, page 100027. doi: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2021.100027

Cavalcanti, A. P., Diego, A., Mello, R. F., Mangaroska, K., Nascimento, A., Freitas, F., and Gasevic, D. (2020a). How good is my feedback? a content analysis of written feedback. In Proceedings of the Tenth International Conference on Learning Analytics & Knowledge, pages 428–437. doi: https://doi.org/10.1145/3375462.3375477

Cavalcanti, A. P., Rolim, V. B., de Mello, R. F. L., and de Freitas, F. L. G. (2020b). Uma análise entre boas práticas de feedback em ambientes virtuais de aprendizagem. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 962–971. SBC. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.962

da Silva, E. V., Netto, J. F. d. M., and de Souza, R. A. L. O uso de dashboard na identificação do desempenho de alunos de matemática básica.

Dourado, R. A., Rodrigues, R. L., Ferreira, N., Mello, R. F., Gomes, A. S., and Verbert, K. (2021). A teacher-facing learning analytics dashboard for process-oriented feedback in online learning. In LAK21: 11th International Learning Analytics and Knowledge Conference, pages 482–489. doi: https://doi.org/10.1145/3448139.3448187

Fluminhan, C. S. L., Arana, A. R. A., and Fluminhan, A. (2013). A importância do feedback como ferramenta pedagógica na educação à distância. In Colloquium Humanarum, volume 10, pages 721–728. doi: https://doi.org/10.5747/ch.2013.v10.nesp.000516

Hattie, J. and Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of educational research, 77(1):81–112. doi: https://doi.org/10.3102/003465430298487

Henderson, M., Phillips, M., Ryan, T., Boud, D., Dawson, P., Molloy, E., and Mahoney, P. (2019). Conditions that enable effective feedback. Higher Education Research & Develop- ment, 38(7):1401–1416. doi: https://doi.org/10.1080/07294360.2019.1657807

Lepper, M. R. and Chabay, R. W. (1985). Intrinsic motivation and instruction: Conflicting views on the role of motivational processes in computer-based education. Educational Psychologist, 20(4):217–230. doi: https://doi.org/10.1207/s15326985ep2004_6

Narciss, S. and Huth, K. (2004). How to design informative tutoring feedback for multimedia learning. Instructional design for multimedia learning, 181195.

Nicol, D. J. and Macfarlane-Dick, D. (2006). Formative assessment and self-regulated learning: A model and seven principles of good feedback practice. Studies in higher education, 31(2):199– 218. doi: https://doi.org/10.1080/03075070600572090

Nielsen, J. and Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, pages 249–256. doi: https://doi.org/10.1145/97243.97281

Obach, R. and Jaques, P. (2019). Um dashboard educacional para um sistema tutor baseado em passos. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de In- formática na Educação-SBIE), volume 30, page 1561. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1561

Ramalho, H., Rocha, J., and Lopes, A. (2020). Interações aluno-professor: percepções sobre o feedback pedagógico. Revista Psicologia em Pesquisa, 14(1):76–95. doi: https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.29010

Sadler, D. R. (1989). Formative assessment and the design of instructional systems. Instructional science, 18(2):119–144. doi: https://doi.org/10.1007/BF00117714

Vaz, J. C., Dourado, R. A., Gomes, A. S., Rodrigues, R. L., Nogueira, T. J., and Freire, S. E. (2019). Proposta de adequação da arquitetura do ava openredu para suporte a técnicas de análise quantitativa de dados educacionais. In Anais Estendidos do XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 1–4. SBC. doi: https://doi.org/10.5753/sbsi.2019.7427

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BARROS , Abílio Nogueira; ANDRADE JÚNIOR, Edilson Alves de; CAVALCANTI , Anderson ; NASCIMENTO, André; MIRANDA , Péricles; MELLO, Rafael Ferreira. Feedback Analyzer: Uma interface para análise de feedback. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 51-60.