Investigando o uso da Tecnologia Assistiva no Âmbito Escolar
Resumo
Este trabalho foca nas tecnologias assistivas (TA's) presentes no âmbito escolar da região de Campina Grande/PB, assim como nas principais dificuldades apresentadas por alunos e professores, seus direitos, e as principais TA’s disponíveis para auxiliá-los. Por meio de um questionário, investiga-se a realidade encontrada em sala de aula pelos estudantes portadores de deficiências e se estes possuem conhecimento sobre alguma TA. Constatou-se que poucos alunos têm conhecimento ou fazem uso das TA's em sala de aula. Em virtude disso, foi proposto um ambiente disponível em dois sistemas operacionais (Linux ou Windows) que tem perfis adequados às demandas para determinada deficiência ou transtorno encontrado no ambiente escolar.
Palavras-chave:
Tecnologia assistiva, pessoas com deficiência, âmbito escolar, inclusão
Referências
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Publicado
24/08/2021
Como Citar
SOUZA , Isadora Beatriz de O.; MILANEZ, Alysson F..
Investigando o uso da Tecnologia Assistiva no Âmbito Escolar. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 61-70.