Formação continuada em impressora 3D: possibilidades pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem

  • Cintia Reis de Oliveira IMD
  • Jarles Tarsso Gomes Santos IMD
  • Crisiany Alves de Sousa IMD
  • Jeanne da Silva Barbosa Bulcão IMD
  • Charles Andryê Galvão Madeira IMD

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma proposta de formação continuada de professores para utilização da impressora 3D no contexto educacional, aliada ao Programa de Inovação Educação Conectada. Na ocasião, foi realizado um encontro formativo com nove professores. No encontro formativo foi apresentada a impressora 3D, seus recursos e potencialidades didáticas. Os resultados da formação indicam que os professores demonstraram interesse em utilizar essa ferramenta digital, apesar de demonstrarem dificuldades em associar as tecnologias à sua prática pedagógica. Indica-se que a experiência formativa evidenciou a necessidade de construir uma proposta formativa que estimule a integração da impressora 3D como recurso pedagógico inovador e potencializadora do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Formação continuada, Impressora 3D, Ensino e aprendizagem

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Publicado
24/08/2021
OLIVEIRA, Cintia Reis de ; SANTOS , Jarles Tarsso Gomes ; SOUSA , Crisiany Alves de; BULCÃO, Jeanne da Silva Barbosa; MADEIRA, Charles Andryê Galvão. Formação continuada em impressora 3D: possibilidades pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 245-254.