Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Ensino de Biologia Celular: Um Relato de Experiência em Uma Escola na Amazônia

  • Letícia Maria de Moraes Pinheiro UEA
  • Antônia Laícha de Oliveira Apurinã UEA
  • Charles Conceição da Silva UEA
  • João da Mata Libório Filho UEA
  • Genarde Macedo Trindade UEA

Resumo


Este artigo apresenta um estudo realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação do Centro de Estudos Superiores de Lábrea (CESLA/UEA), onde utilizou as tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para a interação dos alunos do 2º ano do ensino médio com os conteúdos relacionados à Biologia Celular, sendo possível analisar a aceitação das tecnologias como recurso didático no ensino de Biologia. A metodologia aplicada possui seis etapas: Revisão da Literatura, Proposta Inicial, Planejamento, Avaliação Didática, Validação do Estudo e Análise dos Resultados. Os resultados coletados apresentam indícios que foi possível alcançar o objetivo deste estudo.

Referências

Agrello, M. P. et al. (2022). Ensino das Ciências Imerso em Ambientes Virtuais Multiusuários. História da Ciência e Ensino. 2022.

Alves, A. F. et al. (2020). ARminoGame: Um Jogo Colaborativo com Realidade Aumentada para Ensino de Bioquímica Estrutural. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC.

Cruz, F. L. et al. (2020). Hara: Aplicativo com realidade aumentada para apoiar o ensino de hardwares de computadores. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC.

Davis, F. D. et al. (1989). Aceitação do usuário da tecnologia de computador: uma comparação de dois modelos teóricos. Ciência da administração, 35 (8), 982-1003.

de Macêdo, V. F. et al. (2022). Aceitação da adoção de Realidade Aumentada no ensino de Biologia. RENOTE, v. 20, n. 2, p. 186-195.

dos Santos, M. C. et al. (2022). Aplicação do metaverso para modelos tridimensionais no ensino de biologia celular. Universidade Federal de Santa Catarina.

Otto, R. dos S. and Bertolini, C. (2022) Realidade virtual e aumentada no ensino de biologia: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental. Universidade Federal de Santa Maria.

Silva, I. A. (2018). O POTENCIAL DA REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO. CIET:EnPED, São Carlos.

Trindade, G. M. (2018). RAAM: Uma aplicação móvel de realidade aumentada como ferramenta de apoio ao ensino sobre as mesorregiões do Estado do Amazonas. Universidade do Estado do Amazonas.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
PINHEIRO, Letícia Maria de Moraes; APURINÃ, Antônia Laícha de Oliveira; SILVA, Charles Conceição da; LIBÓRIO FILHO, João da Mata; TRINDADE, Genarde Macedo. Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Ensino de Biologia Celular: Um Relato de Experiência em Uma Escola na Amazônia. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231271.