O papel dos Jogos Digitais no processo de Alfabetização da criança no contexto pandêmico da COVID-19: Revisão Sistemática de Literatura

  • Flaviane Vieira da Cruz UFVJM
  • Neliane Alves de Freitas UFVJM

Abstract


The research deals with the use of digital games as a technological resource that facilitates children's literacy during the period of the COVID 19 pandemic. To carry out the research, the Systematic Literature Review was used in the Google Scholar database and as a search criterion articles published between the years 2020 to 2022. The results obtained indicated that digital games were essential for aspects related to the development of children's skills in the literacy process in the period of Emergency Remote Teaching, a factor that evidences such a resource to be permanently part of the didactic planning.

References

ARAÚJO, Liane Castro de. Jogos como recursos didáticos na alfabetização: O que dizem e fazem as professoras. Educação em Revista|Belo Horizonte|Dossiê Alfabetização e Letramento no Campo Educacional|v.36|e220532|2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de Fev. 2023.

BOLZAN, Doris Pires Vargas et al. Jogos digitais na alfabetização: emergências do ensino remoto. ReTER, Santa Maria, v.2, n.2. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 de Mar. 2023.

BORGES, Ana Cláudia Lins; OLIVEIRA, Marina Silva; BARROS, Aparecida da Silva Xavier; OLIVEIRA, Elidiene Gomes de. Ensino remoto emergencial e o uso das TDIC por docentes da rede de ensino médio integrado federal. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 206-214. Acesso em: 08 de Mar. 2023.

BUBANS, Ângela Giovana Saratt. Jogos Virtuais na Alfabetização: Uma observação Prática do Aprendizado. Universidade Federal de Santa Maria, 2016, Disponível em:file:///C:/Users/USER/Music/fisio/traumato/Bubans_Angela_Giovana_Saratt.pdf. Acesso em: 20 de Dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 4. Brasília: MEC, SEB, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de Abr. 2023.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. [et. al.]. Tecnologias digitais na alfabetização: o trabalho com jogos e atividades digitais para aquisição do sistema alfabético e ortográfico de escrita. Belo Horizonte: UFMG/FaE /Ceale, 2018.

GALVAO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de Mai. 2023.

LIMA, Juliana Ferreira; VIEIRA, Maria Dolores dos santos. Jogos digitais: experiências da Alfabetização e letramento no Ensino remoto emergencial. 4° Congresso Brasileiro de Alfabetização, Linguagens e Letramentos. organizadores, Tânia Serra Azul Machado Bezerra... [et al.]. – Campina Grande: Realize editora, 2023. Disponível em [link]. Acesso em 09 de Fev. 2023.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; FRANCISCO, Deise Juliana; FERREIRA, Adilson Rocha. Jogos digitais, tecnologias e educação [recurso eletrônico]: reflexões e propostas no contexto da covid-19 /. Maceió, AL: EDUFAL, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 de Mar. 2023.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução de Eric Yamagute; São Paulo: Editora SENAC, 2012.

RIBEIRO, Andréa Lourdes. Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos Digitais online. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: Os processos psicológicos superiores do desenvolvimento, Martins Fontes, São Paulo, 2003.
Published
2023-08-23
CRUZ, Flaviane Vieira da; FREITAS, Neliane Alves de. O papel dos Jogos Digitais no processo de Alfabetização da criança no contexto pandêmico da COVID-19: Revisão Sistemática de Literatura. In: CONGRESS ON TECHNOLOGIES IN EDUCATION (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 124-132. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232035.