Aplicação e Avaliação de Jogos Sérios na Mensuração Cognitiva de Estudantes na Educação Inclusiva
Resumo
Os jogos sérios podem melhorar os processos de ensino-aprendizagem, proporcionando aos alunos uma forma mais envolvente de aprender. Por meio deles, torna-se mais fácil aumentar o entretenimento e estimular os alunos no processo de aprendizado, possibilitando uma aprendizagem mais atraente e dinâmica, facilitando, assim, a avaliação dos níveis cognitivos dos indivíduos. Por isso, este artigo pretende aplicar jogos educacionais no processo avaliativo da carga cognitiva de estudantes na educação inclusiva, permitindo a criação de diretrizes de acessibilidade para a construção de jogos sérios inclusivos. A princípio, foram selecionados dois jogos sérios e doze alunos com necessidades especiais para a realização de um conjunto de tarefas em cada jogo, identificando barreiras de usabilidade e acessibilidade por meio da técnica Think Aloud. Os resultados demonstram que, apesar das barreiras de acessibilidade encontradas no uso da aplicação, há um ótimo desempenho na execução das tarefas que permitem a jogabilidade de ambos os jogos.
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