Práticas pedagógicas mediadas por tecnologia: para onde a base teórica está direcionada?

  • Daiana Steyer Universidade Feevale
  • Patrícia Scherer Bassani Universidade Feevale

Resumo


A finalidade deste artigo é identificar quais conceitos de aprendizagem são utilizados como referência nos estudos que avaliam as práticas dos professores, que usam tecnologias, em uma base de dados de teses de um programa de pós-graduação na área de Informática na Educação, que possui nota 7 na avaliação da Capes no Brasil. A metodologia é qualitativa e exploratória de cunho bibliográfico. Como conclusão, defende-se a ideia de que os estudos devem abordar conceitos que facilitem a interligação entre o espaço geográfico e digital, envolvendo diversas formas de comunicação que resultem em uma abordagem inovadora para o campo da educação.

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SIEMENS, G. (2004). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age.
Publicado
23/08/2023
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STEYER, Daiana; BASSANI, Patrícia Scherer. Práticas pedagógicas mediadas por tecnologia: para onde a base teórica está direcionada?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 232-241. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232702.