Práticas pedagógicas mediadas por tecnologia: para onde a base teórica está direcionada?
Resumo
A finalidade deste artigo é identificar quais conceitos de aprendizagem são utilizados como referência nos estudos que avaliam as práticas dos professores, que usam tecnologias, em uma base de dados de teses de um programa de pós-graduação na área de Informática na Educação, que possui nota 7 na avaliação da Capes no Brasil. A metodologia é qualitativa e exploratória de cunho bibliográfico. Como conclusão, defende-se a ideia de que os estudos devem abordar conceitos que facilitem a interligação entre o espaço geográfico e digital, envolvendo diversas formas de comunicação que resultem em uma abordagem inovadora para o campo da educação.
Referências
CASTAÑEDA, L.; ADELL, J. (2013). Entornos Personales de Aprendizaje: claves para el ecossistema educativo en red. Alcoy: Marfil.
CASTAÑEDA, Linda; TUR, Gemma. (2020). Resources and Opportunities for Agency in PLERelated Pedagogical Designs: a Literature Exploration. Interaction Design and Architecture(s) Journal IxD&A, n.45, p. 50 – 68.
CASTAÑEDA, Linda; ATTWELL, Graham; DABBAGH, Nada. (2022). Entornos personales de aprendizaje como marco de la educación flexible: explorando consensos, enunciando preguntas y marcando desafios. EDUTEC. Edutec. Revista Electrónica De Tecnología Educativa, (79), 80-94.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JR, J. A. V. (2015). Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman,.
FLORIDI, L. (2015). The OnLife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. London: Editora 34.
HANNEL, K. (2016). Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
HASE, S.; KENYON, C. (2000). From Andragogy to Heutagogy. UltiBase: RMIT.
KASTRUP, V. (2019). A atenção cartográfica e o gosto pelos problemas. Revista Polis E Psique, v. 9, p. 99–106. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 de fev. 2022
LEITE, C. C. de M. (2016). Práticas Pedagógicas Com o uso de Mídias Sociais na Formação de Docentes em Contexto Interdisciplinar. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/148273. Acesso em: 01 de fev. 2022
MATTOS, E. B. V. de. (2017). Projetos de aprendizagem na cultura digital: modelo de intervenção e aprendizagem de matemática. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172178. Acesso em: 01 de fev. 2022
MIZUSAKI, L. E. P. (2021). O ensino hacker: o digital divide e o professor como inventor. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/223013. Acesso em: 01 de fev. 2022
MUÑOZ, V. G.; CALLEJO, M. R. S.; SASTRE, L. B.; MARÍN, A. C. (2022). Revisión sistemática sobre competências en desarrollo sostenible en educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, OEI/CAEU, vol. 73, p. 85-108, 2017. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/289. Acesso em: 01 de fev.
OLIVEIRA, M. A. F. (2019). Estratégia híbrida para o processo de ensino-aprendizagem baseada na participação ativa e avaliações integradas. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. (2022). Relatório da comissão internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar um novo contrato social nossos futuros juntos para a educação. Resumo executivo. Place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, França.
SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; BITTENCOURT, J. R. (2021). O habitar do ensinar e do aprender OnLife: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria.
SCHNEIDER, A. M. M. P., ROCHA, D. da. (2022). Fluência Tecnológica Digital dos Professores e a Organização de Atividades de Ensino no Moodle. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Programa de Pós-Graduação em Informática da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, (2017). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172216. Acesso em: 01 de fev.
SIEMENS, G. (2004). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age.