Linguagem Visual para Arduino na Educação Básica como Possibilidade Metodológica

  • Rangel Gabiralba Sousa UFOPA
  • Claudir Oliveira UFOPA

Resumo


Tem-se observado que o ensino da computação tem gradualmente sido incorporado na educação, ganhando mais espaço e proporcionando novas metodologias de aprendizagem por meio do uso de linguagens de programação. No entanto, ainda existem desafios no ensino e aprendizagem da programação, especialmente quando se trata da introdução desses conceitos. Os estudantes enfrentam dificuldades para compreender os conteúdos, além da complexidade dos ambientes de desenvolvimento utilizados. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades que facilitem a aprendizagem da programação por meio de uma abordagem visual, utilizando conceitos da robótica educacional voltados para alunos da educação básica.

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Publicado
23/08/2023
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SOUSA, Rangel Gabiralba; OLIVEIRA, Claudir. Linguagem Visual para Arduino na Educação Básica como Possibilidade Metodológica. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 262-271. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232726.