A Importância do Uso das TICs Antes e Durante a Pandemia do COVID-19: A Visão dos Professores de uma Escola Pública Integral

  • Pablo Silveira Costa Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Goulart / UFPB
  • Ana Liz Souto Oliveira UFPB

Resumo


A partir da problemática do distanciamento social gerado pela COVID-19, este artigo tem como objetivo relatar como as TICs auxiliaram professores de uma escola pública na Paraíba antes e durante o ensino remoto emergencial (ERE). Para isso, realizamos coleta de dados utilizando quatro indicadores: Capacitação e Treinamentos, Execução das Atividades, Infraestrutura e Home Office. Os resultados mostram que todos os indicadores apresentam déficits, assim como constatamos à não adoção de ambientes virtuais antes do ERE. Porém, ressaltamos que o período de realização da pesquisa era de incertezas e a escola e os docentes adotaram as medidas que foram possíveis visando bem-estar de todos.

Referências

Alcantara, Paulo R. (1999). Teoria e prática pedagógica na educação superior: o uso da replicação na pesquisa aplicada. In Higher Education and Society, v. 10, pages 81-94.

Brasil (2020). Diário Oficial da União. Brasília, DF, ed. 53, [link]. 2020b, junho 2022.

Brasil (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, [link], novembro 2021.

Brasil (2020a). Linha do tempo COVID-19, [link], novembro 2021.

Brasil (2020c). Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19, [link], setembro 2021.

Correia, Jadilson Maciel (2020). Uso das TICs na prática docente numa escola do município de Assunção-PB em meio a pandemia do COVID-19. 98f. Monografia (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2020.

Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística (2019). Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019 – PNAD Contínua, [link], novembro 2021.

Oliveira, Angela Maria. Ludwig, Lucimeri. Finco, Mateus David. (2011). Proposta Pedagógica do Uso das TICs como Recurso Interdisciplinar. Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha – Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda Rodolfo Pessin. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

TIC EDUCAÇÃO (2013). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2013. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.

TIC EDUCAÇÃO (2019). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2019. 1 ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Pablo Silveira; OLIVEIRA, Ana Liz Souto. A Importância do Uso das TICs Antes e Durante a Pandemia do COVID-19: A Visão dos Professores de uma Escola Pública Integral. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 310-319. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232930.