A Importância do Uso das TICs Antes e Durante a Pandemia do COVID-19: A Visão dos Professores de uma Escola Pública Integral
Abstract
From the issue of social distancing generated by COVID-19, this study aims to report how ICTs helped teachers at a public school in Paraíba before and during Emergency Remote teaching (ERT). We collect data using four indicators: Capacity and Training, Execution of Activities, Infrastructure, and Home Office. The results show that all the indicators present deficits and the non-adoption of virtual environments before the ERT. However, we emphasize that the research was carried out in a period of uncertainty, and the school and teachers adopted the measures that were possible, aiming at the well-being of all.
References
Brasil (2020). Diário Oficial da União. Brasília, DF, ed. 53, [link]. 2020b, junho 2022.
Brasil (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, [link], novembro 2021.
Brasil (2020a). Linha do tempo COVID-19, [link], novembro 2021.
Brasil (2020c). Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19, [link], setembro 2021.
Correia, Jadilson Maciel (2020). Uso das TICs na prática docente numa escola do município de Assunção-PB em meio a pandemia do COVID-19. 98f. Monografia (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2020.
Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística (2019). Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019 – PNAD Contínua, [link], novembro 2021.
Oliveira, Angela Maria. Ludwig, Lucimeri. Finco, Mateus David. (2011). Proposta Pedagógica do Uso das TICs como Recurso Interdisciplinar. Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha – Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda Rodolfo Pessin. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
TIC EDUCAÇÃO (2013). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2013. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.
TIC EDUCAÇÃO (2019). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2019. 1 ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil.
