Estágio Supervisionado em Gerenciamento de Laboratório de Informática: uma experiência em uma Escola pública de Ensino Médio

  • Marilena Dayse do Nascimento Castro UFOPA
  • Marciana Lima Góes UFOPA
  • Claudir Oliveira UFOPA

Resumo


Este artigo apresenta um relato de uma experiência de acadêmicos durante um Estágio de Gerenciamento de Laboratório de informática, em uma escola pública de ensino médio. O estudo enfatiza a relevância dessa prática na formação dos estagiários, permitindo que eles obtenham uma visão autêntica do ambiente escolar e conheçam os desafios enfrentados e os possíveis resultados no uso de tecnologias para o desenvolvimento de atividades escolares. Além disso, seguindo uma abordagem qualitativa, utilizando o método descritivo, destaca a importância da vivência prática no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para sua atuação profissional futura na área da Informática Educacional.

Referências

Bianchi, A. C. M., et al. (2005). Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

BRASIL. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC.

BRASIL. Decreto nº 6.300, de 12 de janeiro de 2007. Lei do Proinfo Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo. Brasília, DF, 12 jan. 2007.

Carvalho, H. P. de, Soares, M. V. Carvalho, S. M. de L., Telles, T. C. K. (2021). O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula. Revista Educação Pública, v. 21, nº 28.

Filho, A. P. (2010). O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista Partes.

Guerra, E. L. A. (2014). Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte – MG, Grupo Ănima Educação, 48p.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa?. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Kawashima , C. M. (2006). Multi-Terminais Linux. 47 f. Monografia (Especialização em Rede Linux) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Redes Linux da Universidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais.

Mafuani, F. (2011). Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino Superior de Bauru.
Publicado
23/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CASTRO, Marilena Dayse do Nascimento; GÓES, Marciana Lima; OLIVEIRA, Claudir. Estágio Supervisionado em Gerenciamento de Laboratório de Informática: uma experiência em uma Escola pública de Ensino Médio. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 330-339. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232940.