Utilização de Técnicas de Gamificação para Motivar a Realização de Atividades Complementares em Ambiente Universitário

  • Marcelo A. S. Costa UFRN
  • Arthur C. Gorgônio UFRN
  • Flavius L. Gorgônio UFRN
  • Karliane M. O. Vale UFRN
  • Fabrício V. A. Guerra UFRN

Resumo


Cursos de graduação possuem uma carga horária referente às atividades complementares cuja integralização contribui para o crescimento acadêmico e profissional dos discentes. Apesar de sugerido que o cumprimento dessa carga horária seja realizada de forma gradativa, ao longo do curso, a maioria dos estudantes acaba procrastinando e deixando sua realização para os últimos semestres, por vezes, atrasando a conclusão do curso. Este trabalho investiga a utilização de uma aplicação web com técnicas de gamificação sobre um grupo de discentes de graduação, em um experimento randomizado, para medir sua influência no cumprimento das atividades complementares. Os resultados obtidos foram comparados aos de um grupo de controle, demonstrando através de testes estatísticos que estudantes que utilizaram a aplicação se mostraram mais propensos a participar de atividades complementares que os demais, já a partir dos semestres iniciais do curso.

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Publicado
23/08/2023
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COSTA, Marcelo A. S.; GORGÔNIO, Arthur C.; GORGÔNIO, Flavius L.; VALE, Karliane M. O.; GUERRA, Fabrício V. A.. Utilização de Técnicas de Gamificação para Motivar a Realização de Atividades Complementares em Ambiente Universitário. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 360-369. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232947.