O Uso da Gamificação na Educação Profissional: Um Estudo de Caso no SENAI Castanhal - Pará

  • Romário da C. Silva UFPA
  • Farley T. M. Barata UFPA
  • Márcia C. S. Batista UNIP

Resumo


Este estudo tem como objetivo examinar a percepção de estudantes da educação profissional, em cursos das modalidades aprendizagem industrial básica e qualificação profissional, em relação à proposta de incorporação da gamificação no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa, dividida em três etapas: desenvolvimento, implementação e análise da experiência. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário elaborado no Google Forms. Os resultados indicam que os estudantes reconhecem a gamificação como um elemento motivador para sua participação ativa e para a melhoria de seus resultados no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo efetivamente para o aprendizado. .

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Publicado
23/08/2023
SILVA, Romário da C.; BARATA, Farley T. M.; BATISTA, Márcia C. S.. O Uso da Gamificação na Educação Profissional: Um Estudo de Caso no SENAI Castanhal - Pará. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 387-395. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.232956.