Competências Socioemocionais e Comunicação Não Violenta na Educação Integral: Orientações e Cuidados nas Redes Sociais
Resumo
O minicurso busca capacitar educadores a desenvolverem competências socioemocionais e a Comunicação Não Violenta (CNV), com foco no uso ético e seguro das redes sociais por jovens em idade escolar. O curso tem como objetivo geral promover práticas pedagógicas que utilizem a CNV como estratégia de cuidado e orientação e cuidado no uso das redes sociais. Seus objetivos específicos incluem: discutir desafios das redes sociais e propor metodologias que incentivem a empatia, o respeito e a autorregulação emocional. A fundamentação teórica se baseia em teóricos como Paulo Freire, Carl Rogers e Marshall Rosenberg e se respalda na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na abordagem da Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL). A metodologia do curso é dialógica e participativa, inspirada em Paulo Freire. O curso é dividido em dois momentos: um de sensibilização teórica e outro de vivências práticas, com atividades em grupo, promovendo a escuta ativa e valorizando a experiência dos participantes.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Delors, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
Lüdke, M.; André, M.E., M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed., São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.
Rogers, Carl R.. Tornar-se pessoa. 8.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Rosenberg, Marshall. Vivendo a Comunicação Não-Violenta. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
