O Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE!) é um evento que se estabeleceu como importante fórum de discussão entre os estudantes, pesquisadores e entusiastas da área de pesquisa de Computação aplicada à Educação, compreendendo aspectos científicos, sócio-políticos, governamentais e comunitários. Até a edição de 2018, o DesafIE! foi um workshop realizado anualmente no âmbito do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e, a partir de 2019, foi incorporado ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e passou a ter a periodicidade bianual. Os artigos selecionados e apresentados durante o evento geram profundas discussões acerca de linhas temáticas para o estabelecimento dos desafios para a década corrente. O DesafIE! busca sintetizar o debate sobre os Grandes Desafios da Informática na Educação.

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse do DesafIE! incluem:

    • Recuperação de informação, learning analytics, cloud computing e análise de dados em conteúdos educacionais online;
    • Promoção da qualidade da pesquisa científica em Informática na Educação;
    • Desenvolvimento e curadoria de experiências e recursos educacionais digitais abertos multiculturais, usando recursos multimídia integrados, realidade virtual e aumentada;
    • Análise da argumentação e da mediação em ambientes de educação a distância e blended Learning;
    • Diversidade, inclusão e acessibilidade em ecossistemas de educação, promovendo a personalização de técnicas, métodos e sistemas computacionais considerando diferentes perfis cognitivos, sistêmicos, recursos, práticas, culturais e ambientais.

Mais informações

Para obter mais informações sobre o DesafIE!, visite o site do evento