Desafios sobre a Avaliação dos Ganhos de Aprendizagem na Educação mediada por TICs
Resumo
A existência de repositórios de Objetos de Aprendizagem e a ampliação do acesso das escolas a computadores e Internet, mesmo que ainda sem a qualidade ideal, tem proporcionado um cenário de uso de Objetos de Aprendizagem nas aulas. Diversos trabalhos têm relatado a avaliação dos objetos de aprendizagem, mas poucos têm abordado os aspectos da avaliação da aprendizagem num cenário de Educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) sob o enfoque dos ganhos de aprendizagem. Como proceder para avaliar a aprendizagem quando se faz uso de objetos de aprendizagem na Educação? Este artigo tem por objetivo discutir os desafios associados à avaliação da aprendizagem na Educação mediada por TIC sob o enfoque dos ganhos de aprendizagem. Entende-se que o estabelecimento de diretrizes para tal pode ajudar a responder perguntas como: o uso da informática na Educação ajuda mesmo o estudante a aprender melhor?
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