Desafios sobre a Avaliação dos Ganhos de Aprendizagem na Educação mediada por TICs

  • Juliana Braga UFABC
  • Edson Pimentel UFABC
  • Silvia Dotta UFABC
  • Lilian Menezes UFABC

Resumo


A existência de repositórios de Objetos de Aprendizagem e a ampliação do acesso das escolas a computadores e Internet, mesmo que ainda sem a qualidade ideal, tem proporcionado um cenário de uso de Objetos de Aprendizagem nas aulas. Diversos trabalhos têm relatado a avaliação dos objetos de aprendizagem, mas poucos têm abordado os aspectos da avaliação da aprendizagem num cenário de Educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) sob o enfoque dos ganhos de aprendizagem. Como proceder para avaliar a aprendizagem quando se faz uso de objetos de aprendizagem na Educação? Este artigo tem por objetivo discutir os desafios associados à avaliação da aprendizagem na Educação mediada por TIC sob o enfoque dos ganhos de aprendizagem. Entende-se que o estabelecimento de diretrizes para tal pode ajudar a responder perguntas como: o uso da informática na Educação ajuda mesmo o estudante a aprender melhor?

Referências

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Publicado
28/07/2014
BRAGA, Juliana; PIMENTEL, Edson; DOTTA, Silvia; MENEZES, Lilian. Desafios sobre a Avaliação dos Ganhos de Aprendizagem na Educação mediada por TICs. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 75-83.