Modelo de aprendizagem baseado em computação ubíqua como prática pedagógica inovadora centrada no aprendiz: Desafios para a Informática na Educação.
Resumo
Sabe-se que os modelos pedagógicos de ensino que incorporam em suas práticas cotidianas recursos dinâmicos obtidos a partir do contexto físico do aprendiz é um dentre os vários desafios da computação ubíqua aplicada à educação. Sendo assim, este trabalho discute a importância que os recursos ubíquos têm para promover uma educação que possibilite modelos pedagógicos mais flexíveis e interativos no cotidiano escolar. Neste contexto, o desafio deste trabalho é propor um modelo pedagógico de aprendizagem que protencialize o uso de recursos a partir do cotidiano do aprendiz e que estes promovam mudanças significativas na prática pedagógica em sala de aula no sentido de ampliar a aprendizagem significativa dos discentes, enriquecida pelo uso da tecnologia sensível ao contexto. Tais processos investigativos são relevantes para avaliar os impactos positivos e negativos da inserção desse novo paradigma de aprendizagem ubíqua na prática em sala de aula.
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