Modelo de aprendizagem baseado em computação ubíqua como prática pedagógica inovadora centrada no aprendiz: Desafios para a Informática na Educação.

  • Josilene Brito IFSertãoPE
  • Alex Gomes UFPE
  • Ricardo Amorim UNEB/FACAPE

Resumo


Sabe-se que os modelos pedagógicos de ensino que incorporam em suas práticas cotidianas recursos dinâmicos obtidos a partir do contexto físico do aprendiz é um dentre os vários desafios da computação ubíqua aplicada à educação. Sendo assim, este trabalho discute a importância que os recursos ubíquos têm para promover uma educação que possibilite modelos pedagógicos mais flexíveis e interativos no cotidiano escolar. Neste contexto, o desafio deste trabalho é propor um modelo pedagógico de aprendizagem que protencialize o uso de recursos a partir do cotidiano do aprendiz e que estes promovam mudanças significativas na prática pedagógica em sala de aula no sentido de ampliar a aprendizagem significativa dos discentes, enriquecida pelo uso da tecnologia sensível ao contexto. Tais processos investigativos são relevantes para avaliar os impactos positivos e negativos da inserção desse novo paradigma de aprendizagem ubíqua na prática em sala de aula.

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Publicado
28/07/2014
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BRITO, Josilene; GOMES, Alex; AMORIM, Ricardo. Modelo de aprendizagem baseado em computação ubíqua como prática pedagógica inovadora centrada no aprendiz: Desafios para a Informática na Educação.. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 107-115.