Modelagem do processo de atendimento em salas de recursos para alunos com necessidades educacionais especiais

  • Caroline Mundel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francisco Dutra dos Santos Jr Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leandro Wives Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


No Brasil há regulamentação de incentivo à implantação de salas de recursos multifuncionais em escolas públicas com o objetivo de apoiar a organização e oferta do atendimento educacional especializado, contribuindo para o fortalecimento do processo de inclusão educacional, mas não há um padrão definido para atendimento nesses ambientes. O presente trabalho mapeia as atividades desenvolvidas nessas salas, focando em Porto Alegre.

Referências

ABPMP (2013). BPM CBOK: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimento. Association of BPM Professionals, Brasil.

Dumas, M., La-Rosa, M., Mendling, J., and Reijers, H. A. (2012). Fundamentals of Business Process Management, 2nd ed. Springer.

Santos-Júnior, F. D. (2002). As Políticas de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: 1989 - 2000. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, UFRGS, Porto Alegre.
Publicado
11/11/2019
MUNDEL, Caroline; SANTOS JR, Francisco Dutra dos; WIVES, Leandro. Modelagem do processo de atendimento em salas de recursos para alunos com necessidades educacionais especiais. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1-3. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12178.