Relato de uma Experiência Inovadora em um Curso EJA na Modalidade EAD Semipresencial no ensino fundamental

  • Igor Kuhn Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francisco Dutra dos Santos Jr Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leandro Wives Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariete Ferrari Escola Municipal de Ensino Fundamental Fidel Zanchetta- Cacheirinha- RS

Resumo


Um dos maiores desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental, ao longo dos anos de funcionamento na escola em que o projeto é realizado, tem sido reduzir os índices que envolvem a defasagem escolar, bem como combater níveis elevados de evasão e reprovação. Para tanto, a EJA EAD Semipresencial foi estruturada como uma proposta pedagógica mais flexível que leva em consideração as particularidades e as experiências dos educandos sem com isso abrir mão da qualidade. Para isso foi desenvolvida uma estrutura própria quanto à organização curricular, duração, regime escolar e metodologia.

Referências

Rezende, F. A.(2009) “Educação especial e a EAD.” In: Litto, Frederic M.; Formiga, Marcos (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Tori, R. (2009) “Cursos híbridos ou blended learning.” In: Litto, Frederic M.; Formiga, Marcos (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil. Moore, M.; Kearsley, G.(2007) “A educação a distância integrada.” Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning.

Moran, J. M. et al. (2000) “Novas tecnologias e mediação pedagógica”. 6. ed. Campi-nas.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
KUHN, Igor; SANTOS JR, Francisco Dutra dos; WIVES, Leandro; FERRARI, Mariete. Relato de uma Experiência Inovadora em um Curso EJA na Modalidade EAD Semipresencial no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 10-12. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12181.