Inteligência Artificial e Educação Especial: Desafios Éticos

  • Francisco Dutra dos Santos Jr Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dante Augusto Couto Barone Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leandro Wives Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Igor Kuhn Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Este artigo propõe-se a discutir breve recorte da Inteligência Artificial e suas possibilidades de aplicação na Educação Especial. Apresenta como escopo a repercussão ética das existentes e possíveis aplicações educacionais. Segue três eixos norteadores, a legislação correspondente a Inclusão das pessoas com deficiências, as diretrizes da Global Iniciative on Ethics of Autonomous and Intelligent Systems, e o Consenso de Pequim sobre Inteligência Artificial e Educação. Análise consiste colocar em perspectiva os avanços da I.A. como possibilidades no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Porém, com a atenção plena aos dilemas éticos, já preconizados, no campo da Inteligência Artificial.

Referências

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Publicado
11/11/2019
SANTOS JR, Francisco Dutra dos; BARONE, Dante Augusto Couto; WIVES, Leandro; KUHN, Igor. Inteligência Artificial e Educação Especial: Desafios Éticos. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 13-15. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12182.