Dispositivo vestível para auxiliar alunos tetraplégicos em ambientes escolares.

  • Marcelo Martins da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Muniz Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira Unifor
  • Lidiane Silva IEPRO
  • Eder Furtado Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação Dell - Lead Universidade Estadual do Ceará

Resumo


Neste trabalho, propomos um dispositivo para auxiliar alunos tetraplégicos com a navegação em desktops para a realização de atividades escolares que necessitem de computadores. Abordamos a temática de tecnologias assistivas e justificamos a necessidade e a utilidade da proposta com bases nas leis e dados educacionais. O dispositivo desenvolvido é uma combinação de um headset com as funções de um mouse. Ele possui sensores que fazem a captura dos movimentos da cabeça do usuário e processam esses dados em tempo real.

Referências

Bersch, R. e Tonolli, J. C. (2006) Introdução ao conceito de Tecnologia Assistiva e modelos de abordagem da deficiência. Porto Alegre: CEDI - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil.

Brasil. (2015) Lei no 13.146, de 06 de julho de 2015. “Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, Diário Oficial da União.

IBGE. (2010) Censo Demográfico 2010. Brasília. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 20 de julho de 2019 .

INEP. (2017) Censo Escolar da Educação Básica 2016: Notas Estatísticas. Brasília.

INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/publicacoes. Acesso em: 20 de julho de 2019 .

Nutt, W. et al. (2019) “Tongue-mouse for quadriplegics”. In: Journal of Micromechanics and Microengineering, vol. 8, n. 2.

Rodrigues A. S. et al. (2016) “Evaluation of the Use of Eye and Head Movements for Mouse-like Functions by Using IOM Device”. In: Universal Access in Human-Computer Interaction. Interaction Techniques and Environments. Editado por Antona M. e Stephanidis C., Springer.

Tomelin, K. N. et al. (2018) “Educação inclusiva no ensino superior: desafios e experiências de um núcleo de apoio discente e docente”. In: Rev.w psicopedag., São Paulo, v. 35, n. 106, p. 94-103.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Marcelo Martins da; MUNIZ, Pedro; OLIVEIRA, Francisco Carlos de Mattos Brito; SILVA, Lidiane; FURTADO, Eder. Dispositivo vestível para auxiliar alunos tetraplégicos em ambientes escolares.. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 19-21. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12184.