Desafios no Ensino a Distância: Soluções Computacionais para a Aprendizagem Colaborativa com Computação Afetiva

  • Leonam Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Carolina Moreira Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Leander Oliveira Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR)
  • Andrey Pimentel UFPR

Resumo


A computação afetiva tem auxiliado a aprendizagem colaborativa no contexto educacional presencial, sendo muitas vezes necessário a utilização de recursos computacionais que não estão disponíveis no ensino a distância. Levando em conta o aumento constante de matrículas nesta modalidade, é importante propor soluções computacionais simples para o ensino a distância.

Referências

Eligio, U. X., Ainsworth, S. E. e Crook, C. K. (2012). Emotion understanding and performance during computer-supported collaboration. Computers in Human Behavior, 28(6), 2046-2054. INEP (2017). Censo da Educação Superior: Notas Estatísticas 2017. Ministério da Educação. Acessado em 26/08/2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf

Landowska, A. (2013). Affective computing and affective learning–methods, tools and prospects. Stara strona magazynu EduAkcja, 5(1).

Lin, H. C. K., Su, S. H., Chao, C. J., Hsieh, C. Y. e Tsai, S. C. (2016). Construction of multi-mode affective learning system: taking affective design as an example. Journal of Educational Technology & Society, 19(2), 132-147.

Pudane, M., Petrovica, S., Lavendelis, E. e Anohina-Naumeca, A. (2018). Challenges in the Development of Affective Collaborative Learning Environment with Artificial Peers. Applied Computer Systems, 23(2), 101-108.

Reis, R. C. D., Isotani, S., Rodriguez, C. L., Lyra, K. T., Jaques, P. A. e Bittencourt, I. I. (2018). Affective states in computer-supported collaborative learning: Studying the past to drive the future. Computers & Education, 120, 29-50.

Zanelato, A. P. A. (2009). A avaliação no ensino a distância. ETIC-Encontro de Iniciação Científica. ISSN 21-76-8498, 5(5).
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Leonam; OLIVEIRA, Carolina Moreira; OLIVEIRA, Leander; PIMENTEL, Andrey. Desafios no Ensino a Distância: Soluções Computacionais para a Aprendizagem Colaborativa com Computação Afetiva. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 22-24. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12185.