Experiências do uso de novas Tecnologias no Ensino
Resumo
O presente trabalho relata experiências vividas por professores e alunos do IFPI, fazendo uso de projetos educacionais com softwares Open Source com a manipulação de conhecimentos de programação e eletrônica, proporcionando a integração do currículo dos estudantes do ensino médio ao uso de tecnologias computacionais, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais significativa e atuante na produção de conhecimento. É discutida a necessidade de fazer uso de novas metodologias de ensino utilizando principalmente as tecnologias dentro do currículo escolar como uma necessidade real para uma mudança significativa da educação como também uma mudança na postura do professor e da escola.
Referências
Bezerra, Fábio; Dias, Klissiomara . Programação de computadores no ensino fundamental: Experiências com logo e scratch em escola pública . In: XXXIV Congresso da SBC-XXII Workshop de Ensino de Computação, Brasília. 2014.
França, Alex Sandro de. Game, Web 2.0 e mundos virtuais em educação [recurso eletrônico]. 1º edição. – São Paulo, SP : Cengage, 2016
Magalhães, Ricardo Rodrigues; Marengo, Rafael; Ferreira, Nayara Janice. Robótica educacional para inclusão social: relato de uma experiência extensionista em Lavras/MG. Revista Ciência em Extensão , v. 11, n. 3, p. 120-131, 2015.
Moran, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso , p. 02-25, 2018.