Experiências do uso de novas Tecnologias no Ensino

  • Deymes Aguiar IFPI
  • Francisco Marcelino Almeida de Araujo IFPI
  • Lucas Sampaio IFPI
  • Kauan Portela IFPI
  • Victor Castro IFPI
  • Rian Costa IFPI
  • Matheus Dantas Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí

Resumo


O presente trabalho relata experiências vividas por professores e alunos do IFPI, fazendo uso de projetos educacionais com softwares Open Source com a manipulação de conhecimentos de programação e eletrônica, proporcionando a integração do currículo dos estudantes do ensino médio ao uso de tecnologias computacionais, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais significativa e atuante na produção de conhecimento. É discutida a necessidade de fazer uso de novas metodologias de ensino utilizando principalmente as tecnologias dentro do currículo escolar como uma necessidade real para uma mudança significativa da educação como também uma mudança na postura do professor e da escola.

Referências

Aureliano, Viviane Cristina Oliveira; Tedesco, P. C. A. R. Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação. In: XX Workshop sobre Educação em Computação. 2012. p. 10.

Bezerra, Fábio; Dias, Klissiomara . Programação de computadores no ensino fundamental: Experiências com logo e scratch em escola pública . In: XXXIV Congresso da SBC-XXII Workshop de Ensino de Computação, Brasília. 2014.

França, Alex Sandro de. Game, Web 2.0 e mundos virtuais em educação [recurso eletrônico]. 1º edição. – São Paulo, SP : Cengage, 2016

Magalhães, Ricardo Rodrigues; Marengo, Rafael; Ferreira, Nayara Janice. Robótica educacional para inclusão social: relato de uma experiência extensionista em Lavras/MG. Revista Ciência em Extensão , v. 11, n. 3, p. 120-131, 2015.

Moran, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso , p. 02-25, 2018.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
AGUIAR, Deymes; ARAUJO, Francisco Marcelino Almeida de; SAMPAIO, Lucas; PORTELA, Kauan; CASTRO, Victor; COSTA, Rian; DANTAS, Matheus. Experiências do uso de novas Tecnologias no Ensino. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 25-27. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12186.