Pensamento Computacional e enriquecimento cognitivo em idosos
Abstract
No abstract available.
References
BORDINI, Adriana et al. Pensamento Computacional nos Ensinos Fundamental e Médio: uma revisão sistemática. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (sbie 2017) , p.123-132, 27 out. 2017. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.123 .
BOUCINHA, Rafael Marimon et al. Construção do Pensamento Computacional através do desenvolvimento de games. Renote , v. 15, n. 1, p.1-10, 28 jul. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.75146 .
CHARÃO, Andrea et al. Computação e Psicologia: Construindo uma Parceria Interdisciplinar para o Ensino de Computação em Escolas. Anais dos Workshops do Vii Congresso Brasileiro de Informática na Educação (cbie 2018) , p.579-588, 28 out. 2018. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.579 .
GERALDES, Wendell Bento et al. O Pensamento Computacional no Ensino Profissional e Tecnológico. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (cbie 2017) , p.902-911, 27 out. 2017. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.902.
GOMES, Tancicleide Carina Simões. Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil: contribuições de uma pesquisa-ação educacional. 2018. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
GONZÁLEZ, Marcos Román. Codigoalfabetización y Pensamiento Computacional en educación primaria y secundaria: validación de un instrumento y evaluación de programas. 2016. 720 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Doctorado En Educación, Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2016.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira et al. Pensamento Computacional no Ensino Superior: Relato de uma oficina com professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (cbie 2016) , [s.l.], v. 1, n. 1, p.1316-1323, 10 nov. 2016. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1316 .
ROSSELLI, Mónica; JURADO, María Beatriz; MATUTE, Esmeralda. Las Funciones Ejecutivas a través de la Vida. Revista Neuropsicología, Neuropsiquiatría y Neurociencias , p.23-49, abr. 2008.
SANTOS, Mariana Teles. Desenvolvimento de um programa de intervenção cognitiva para idosos. 2015. 226 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
WING, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p.33–35.
BOUCINHA, Rafael Marimon et al. Construção do Pensamento Computacional através do desenvolvimento de games. Renote , v. 15, n. 1, p.1-10, 28 jul. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.75146 .
CHARÃO, Andrea et al. Computação e Psicologia: Construindo uma Parceria Interdisciplinar para o Ensino de Computação em Escolas. Anais dos Workshops do Vii Congresso Brasileiro de Informática na Educação (cbie 2018) , p.579-588, 28 out. 2018. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.579 .
GERALDES, Wendell Bento et al. O Pensamento Computacional no Ensino Profissional e Tecnológico. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (cbie 2017) , p.902-911, 27 out. 2017. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.902.
GOMES, Tancicleide Carina Simões. Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil: contribuições de uma pesquisa-ação educacional. 2018. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
GONZÁLEZ, Marcos Román. Codigoalfabetización y Pensamiento Computacional en educación primaria y secundaria: validación de un instrumento y evaluación de programas. 2016. 720 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Doctorado En Educación, Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2016.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira et al. Pensamento Computacional no Ensino Superior: Relato de uma oficina com professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (cbie 2016) , [s.l.], v. 1, n. 1, p.1316-1323, 10 nov. 2016. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1316 .
ROSSELLI, Mónica; JURADO, María Beatriz; MATUTE, Esmeralda. Las Funciones Ejecutivas a través de la Vida. Revista Neuropsicología, Neuropsiquiatría y Neurociencias , p.23-49, abr. 2008.
SANTOS, Mariana Teles. Desenvolvimento de um programa de intervenção cognitiva para idosos. 2015. 226 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
WING, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p.33–35.
Published
2019-11-11
How to Cite
LUCENA, Daniel; MACEDO, Karoline da Paz; CUSTÓDIO, Natalia; NUNES, Isabel.
Pensamento Computacional e enriquecimento cognitivo em idosos. In: COMPUTER CHALLENGES WORKSHOP ON EDUCATION (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2019
.
p. 34-36.
DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12189.
