Pensamento Computacional e enriquecimento cognitivo em idosos

  • Daniel Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karoline da Paz Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Natalia Custódio Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


O envelhecimento é um processo gradual e inevitável, acarretando alterações cognitivas em ritmos diferentes para cada indivíduo. Esse declínio traz danos à capacidade de resolver problemas, considerada uma das competências mais necessárias ao mercado de trabalho. A presente proposta tem como finalidade desenvolver a cognição em idosos utilizando o Pensamento Computacional através de atividades desplugadas. Para alcançar tal objetivo, propõe-se a criação de duas intervenções: um treino cognitivo elaborado por um psicólogo e conjunto de atividades de Pensamento Computacional. O treino cognitivo será aplicado em um grupo de controle, enquanto as atividades de Pensamento Computacional serão executadas por um segundo grupo de idosos, o de experimento. Os pós-testes dos dois grupos serão comparados para investigar os efeitos do possível ganho cognitivo imediatos atribuídos às intervenções.

Referências

BORDINI, Adriana et al. Pensamento Computacional nos Ensinos Fundamental e Médio: uma revisão sistemática. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (sbie 2017) , p.123-132, 27 out. 2017. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.123 .

BOUCINHA, Rafael Marimon et al. Construção do Pensamento Computacional através do desenvolvimento de games. Renote , v. 15, n. 1, p.1-10, 28 jul. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.75146 .

CHARÃO, Andrea et al. Computação e Psicologia: Construindo uma Parceria Interdisciplinar para o Ensino de Computação em Escolas. Anais dos Workshops do Vii Congresso Brasileiro de Informática na Educação (cbie 2018) , p.579-588, 28 out. 2018. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.579 .

GERALDES, Wendell Bento et al. O Pensamento Computacional no Ensino Profissional e Tecnológico. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (cbie 2017) , p.902-911, 27 out. 2017. Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC). http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.902.

GOMES, Tancicleide Carina Simões. Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil: contribuições de uma pesquisa-ação educacional. 2018. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

GONZÁLEZ, Marcos Román. Codigoalfabetización y Pensamiento Computacional en educación primaria y secundaria: validación de un instrumento y evaluación de programas. 2016. 720 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Doctorado En Educación, Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2016.

KAMPFF, Adriana Justin Cerveira et al. Pensamento Computacional no Ensino Superior: Relato de uma oficina com professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (cbie 2016) , [s.l.], v. 1, n. 1, p.1316-1323, 10 nov. 2016. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1316 .

ROSSELLI, Mónica; JURADO, María Beatriz; MATUTE, Esmeralda. Las Funciones Ejecutivas a través de la Vida. Revista Neuropsicología, Neuropsiquiatría y Neurociencias , p.23-49, abr. 2008.

SANTOS, Mariana Teles. Desenvolvimento de um programa de intervenção cognitiva para idosos. 2015. 226 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

WING, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p.33–35.
Publicado
11/11/2019
LUCENA, Daniel; MACEDO, Karoline da Paz; CUSTÓDIO, Natalia; NUNES, Isabel. Pensamento Computacional e enriquecimento cognitivo em idosos. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 34-36. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12189.