Desafios da Robótica Educacional Acessível e Inclusiva no Brasil

  • Esteic Janaina Santos Batista IFMS campus Ponta Porã
  • Amaury Castro Jr. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo


Este resumo apresenta o desafio sobre o uso e desenvolvimento de ferramentas de programação e robótica com interfaces acessíveis ao público de crianças e jovens com necessidades especiais. Estas ferramentas promovem o desenvolvimento de competências requeridas para as profissões do futuro como: trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas, englobados no Pensamento Computacional. Desta forma, é necessário uma discussão e avanço da robótica e programação na educação especial, para que estas tenham a oportunidade de desenvolver estas habilidades para que possam estar aptas para o novo mercado de trabalho.

Referências

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Publicado
11/11/2019
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BATISTA, Esteic Janaina Santos; JR., Amaury Castro. Desafios da Robótica Educacional Acessível e Inclusiva no Brasil. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 40-42. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2019.12191.