Os Desafios para Minerar Dados Educacionais de Forma Rápida e Intuitiva: o Caso da DAMICORE e a Caracterização de Alunos em Ambientes de eLearning
Resumo
Apesar de grande parte das interações entre alunos e sistemas de apoio pedagógicos serem armazenadas, as ferramentas que realizam a análise desses dados são complexas e de difícil utilização. Pesquisadores têm trabalhado na investigação desses dados, visando caracterizar os alunos segundo alguns comportamentos (gaming the system, off-task behavior, desistência do curso, entre outros). Neste contexto, este artigo tem por objetivo abordar o desafio de viabilizar o uso de ferramentas e técnicas de EDM para professores, de forma que, a partir da caracterização dos alunos, estejam habilitados a realizar intervenções no processo de ensino e aprendizagem. Diversas ferramentas de Mineração de Dados Educacionais foram estudadas, bem como uma pesquisa será conduzida sobre a Interação Humano-Computador, com a finalidade de dotar o sistema de interfaces intuitivas e trazer para os professores caracterizações sobre seus alunos.
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