Utilização de Grafo de Alcançabilidade para a verificação de Design Instrucional bem formado

  • Isabel Dillmann Nunes UFCG
  • Ulrich Schiel UFCG

Resumo


O planejamento e a aplicação do sequenciamento de atividades são tarefas realizadas durante o Design Instrucional, essenciais em um curso à distância. Tal planejamento deve levar em consideração os caminhos que um aluno percorre com o intuito de alcançar o aprendizado necessário. Porém, algumas situações podem ocorrer que se desviam do percurso normal do aprendizado, como atividades que não precisam ser realizadas ou caminhos que não são utilizados. O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta de verificação de um Design Instrucional bem formado através da utilização do Grafo de Alcançabilidade aplicado à notação de Rede de Atividades de Alto Nível (RAAN).

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Publicado
23/07/2013
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NUNES, Isabel Dillmann; SCHIEL, Ulrich. Utilização de Grafo de Alcançabilidade para a verificação de Design Instrucional bem formado . In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1396-1405.