Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais
Resumo
Devido a necessidades de formação e constante atualização em um país de dimensões continentais como o Brasil, tem-se observado uma franca expansão da educação a distância, que vem sendo reconhecida e fomentada pelo governo federal. No entanto, observam-se dois principais fatores que levam a evasão escolar e baixo rendimento no ensino a distância: a ausência de assistência inteligente individualizada e o sentimento de isolamento e frustração advindo da ausência de presença social. Dessa forma, neste artigo é discutido como as áreas de Sistemas Tutores Inteligentes e Computação Afetiva associadamente podem contribuir para atenuar esses problemas. Também são levantados os principais desafios e apresentadas algumas perspectivas de investigações futuras nessas áreas.
Referências
Baker, R. et al. 2008. Why Students Engage in ‘Gaming the System’ Behavior in Interactive Learning Environments. Journal of International Learning Research 19 (2): 185-224.
Bandura, A. 1994. Self-efficacy. In: Encyclopedia of human behavior, 71-81. New York: Acad. Press. Bates, J. 1994. The Role of Emotions in Believable Agents. Communication of ACM 37 (7): 122-125.
Bernardini, A. e Conati, C. 2010. Discovering and Recognizing Student Interaction Patterns in Exploratory Learning Environments. In ITS, 125-134. Pittsburgh, PA, USA: Springer.
Coelho, M. L. 2002. A Evasão nos Cursos de Formação Continuada de Professores Universitários na Modalidade de Educação a Distância via Internet UFMG, 2002
Conati, C. 2002. Probabilistic Assessment of User’s Emotions in Educational Games. Applied Artificial Intelligence 16 (7-8): 555-575.
Cooper, B. 2003. Care Making the Affective Leap: More Than a Concerned Interest in a Learner’s Cognitive Abilities. IJAIED, 13.
Dennis, M. ; Masthoff, J. e Mellish, C. 2012. The quest for validated personality trait stories. In Proceedings of IUI. ACM, NY, 273-276.
Garrison, D. R. 2007. Online Community of Inquiry Review: Social, Cognitive, and Teaching Presence Issues. Journal of Asynchronous Learning Networks 11 (1): 61-72.
Jaques, P. A. 2008. Avaliando um Modelo Afetivo de Aluno baseado em uma Abordagem Cognitiva. In SBIE. Fortaleza: SBC.
Jaques, P. A, M Lehmann, and S Pesty. 2009. Evaluating the Affective Tactics of an Emotional Pedagogical Agent. In ACM Symposium on Applied Computing, 1:104-109. Hawaii: ACM.
Kleinginna, P. R., e A. M. Kleinginna. 1981. A categorized list of emotion definitions, with suggestions for a consensual definition. Motivation and Emotion 5 (4): 345–379.
Koedinger, K. R. et al. 1997. Intelligent Tutoring Goes To School in the Big City. IJAIED, 8: 30-43.
Koedinger, K. R., e A. Corbett. 2006. Cognitive Tutors: Technology bringing learning science to the classroom. In The Cambridge Handbook of the Learning Sciences, 61-78. Cambridge Univ. Press.
Lester, J. C., e McQuiggan, S W. 2007. Modeling and evaluating empathy in embodied companion agents. Int. Journal of Human-Computer Studies 65: 348-360.
Loyall, A.B., and J. Bates. 1997. Personality-rich believable agents that use language. In Proceedings of International Conference on Autonomous Agents, 106–113. ACM Press.
Maia, M.; Meirelles, F.; Pela, S. Análise dos Índices de Evasão nos Cursos Superiores a Distância do Brasil. In: Anais do XI Congresso Internacional de Educação à Distância. Salvador; Bahia, 2004.
Mairesse, F. ; Walker, M. ; Mehl, M. and Moore, R. 2007. Using linguistic cues for the automatic recognition of personality in conversation and text. Journal of Artificial Intelligence Research, 30, 1, 457-500.
Matsuda, N. et al. 2010. Learning by Teaching SimStudent: Technical Accomplishments and an Initial Use with. In: ITS, 317-326. Pittsburgh, PA, USA: Springer.
MEC. 2001. Sistema e-MEC. Disponível em [link]. Acessado em 25/abril/2012.
Nass, C. and Lee, K. M. 2000. Does computer-generated speech manifest personality? an experimental test of similarity-attraction. In CHI. ACM, New York, NY, 329-336.
Nicaud, JF et al. 2006. Experiments with Aplusix in Four Countries. International Journal for Technology in Mathematics Education, 13 (2): 79-88.
Nunes, M. A. et al. 2011. Uso do kinect para a extração de características afetivas do usuário. In: Towards Affective Computing in Education (SBIE-WIE 2011 Workshop), Aracaju. p. 1808-1815.
Nunes, M. A. 2012. Computação Afetiva personalizando interfaces, interações e recomendações de produtos, serviços e pessoas em Ambientes comutacionais. In: Nunes, M.; Oliveira, A.A.; Ordonez, E.D.M. (Org.). DCOMP e PROCC: Pesquisas e Projetos 2012, p. 115-151.
Paiva, A. 2011. Empathy in Social Agents. International Journal of Virtual Reality 10 (1): 65-68.
Piaget, J. 1971. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes.
Picard, R. 1997. Affective computing. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Porto, S. M.; Costa, W. S.; Nunes, M. A. S. N.; Matos, L. N. Como a extração de personalidade através do teclado pode beneficiar a personalização na Educação. In: Towards Affective Computing in Education (SBIE-WIE 2011 Workshop), 2011, Aracaju. p. 1800-1807
Rousseau, D.; Hayes-Roth, B. 1996. Personality in synthetic agents. Technical Report KSL-96-21,
Santos, E. M. et al. 2008. Evasão na Educação a Distância: Identificando Causas e Propondo Estratégias De Prevenção. 14º. Congresso Internacional ABED de Educação A Distância. Santos, SP.
Seffrin, H., G. Rubi, and P. A Jaques. 2011. O Modelo Cognitivo do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. In: SBIE. Aracajú: SBC.
Vanlehn, K. 2006. The Behavior of Tutoring Systems. IJAIED, 16 (3): 227-265.
Vicari, R. et al. 2008. AMPLIA: A Probabilistic Learning Environment. IJAIED, 18 (4): 347-373.
Vygotsky, L. S. 1962. Thought and Language. Cambridge, MA: MIT Press.
Woolf, B. et al. 2009. Affect-aware tutors: recognising and responding to student affect. International Journal of Learning Technology 4 (3/4): 129.