Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais

  • Patrícia A. Jaques UNISINOS
  • Maria Augusta S. N. Nunes UFS
  • Seiji Isotani USP
  • Ig Bittencourt UFAL

Resumo


Devido a necessidades de formação e constante atualização em um país de dimensões continentais como o Brasil, tem-se observado uma franca expansão da educação a distância, que vem sendo reconhecida e fomentada pelo governo federal. No entanto, observam-se dois principais fatores que levam a evasão escolar e baixo rendimento no ensino a distância: a ausência de assistência inteligente individualizada e o sentimento de isolamento e frustração advindo da ausência de presença social. Dessa forma, neste artigo é discutido como as áreas de Sistemas Tutores Inteligentes e Computação Afetiva associadamente podem contribuir para atenuar esses problemas. Também são levantados os principais desafios e apresentadas algumas perspectivas de investigações futuras nessas áreas.

Referências

Arroyo, I. et al. 2010. Improving Math Learning through Intelligent Tutoring and Basic Skills Training. In: ITS, 423-432. Pittsburgh, PA, USA: Springer.

Baker, R. et al. 2008. Why Students Engage in ‘Gaming the System’ Behavior in Interactive Learning Environments. Journal of International Learning Research 19 (2): 185-224.

Bandura, A. 1994. Self-efficacy. In: Encyclopedia of human behavior, 71-81. New York: Acad. Press. Bates, J. 1994. The Role of Emotions in Believable Agents. Communication of ACM 37 (7): 122-125.

Bernardini, A. e Conati, C. 2010. Discovering and Recognizing Student Interaction Patterns in Exploratory Learning Environments. In ITS, 125-134. Pittsburgh, PA, USA: Springer.

Coelho, M. L. 2002. A Evasão nos Cursos de Formação Continuada de Professores Universitários na Modalidade de Educação a Distância via Internet UFMG, 2002

Conati, C. 2002. Probabilistic Assessment of User’s Emotions in Educational Games. Applied Artificial Intelligence 16 (7-8): 555-575.

Cooper, B. 2003. Care Making the Affective Leap: More Than a Concerned Interest in a Learner’s Cognitive Abilities. IJAIED, 13.

Dennis, M. ; Masthoff, J. e Mellish, C. 2012. The quest for validated personality trait stories. In Proceedings of IUI. ACM, NY, 273-276.

Garrison, D. R. 2007. Online Community of Inquiry Review: Social, Cognitive, and Teaching Presence Issues. Journal of Asynchronous Learning Networks 11 (1): 61-72.

Jaques, P. A. 2008. Avaliando um Modelo Afetivo de Aluno baseado em uma Abordagem Cognitiva. In SBIE. Fortaleza: SBC.

Jaques, P. A, M Lehmann, and S Pesty. 2009. Evaluating the Affective Tactics of an Emotional Pedagogical Agent. In ACM Symposium on Applied Computing, 1:104-109. Hawaii: ACM.

Kleinginna, P. R., e A. M. Kleinginna. 1981. A categorized list of emotion definitions, with suggestions for a consensual definition. Motivation and Emotion 5 (4): 345–379.

Koedinger, K. R. et al. 1997. Intelligent Tutoring Goes To School in the Big City. IJAIED, 8: 30-43.

Koedinger, K. R., e A. Corbett. 2006. Cognitive Tutors: Technology bringing learning science to the classroom. In The Cambridge Handbook of the Learning Sciences, 61-78. Cambridge Univ. Press.

Lester, J. C., e McQuiggan, S W. 2007. Modeling and evaluating empathy in embodied companion agents. Int. Journal of Human-Computer Studies 65: 348-360.

Loyall, A.B., and J. Bates. 1997. Personality-rich believable agents that use language. In Proceedings of International Conference on Autonomous Agents, 106–113. ACM Press.

Maia, M.; Meirelles, F.; Pela, S. Análise dos Índices de Evasão nos Cursos Superiores a Distância do Brasil. In: Anais do XI Congresso Internacional de Educação à Distância. Salvador; Bahia, 2004.

Mairesse, F. ; Walker, M. ; Mehl, M. and Moore, R. 2007. Using linguistic cues for the automatic recognition of personality in conversation and text. Journal of Artificial Intelligence Research, 30, 1, 457-500.

Matsuda, N. et al. 2010. Learning by Teaching SimStudent: Technical Accomplishments and an Initial Use with. In: ITS, 317-326. Pittsburgh, PA, USA: Springer.

MEC. 2001. Sistema e-MEC. Disponível em [link]. Acessado em 25/abril/2012.

Nass, C. and Lee, K. M. 2000. Does computer-generated speech manifest personality? an experimental test of similarity-attraction. In CHI. ACM, New York, NY, 329-336.

Nicaud, JF et al. 2006. Experiments with Aplusix in Four Countries. International Journal for Technology in Mathematics Education, 13 (2): 79-88.

Nunes, M. A. et al. 2011. Uso do kinect para a extração de características afetivas do usuário. In: Towards Affective Computing in Education (SBIE-WIE 2011 Workshop), Aracaju. p. 1808-1815.

Nunes, M. A. 2012. Computação Afetiva personalizando interfaces, interações e recomendações de produtos, serviços e pessoas em Ambientes comutacionais. In: Nunes, M.; Oliveira, A.A.; Ordonez, E.D.M. (Org.). DCOMP e PROCC: Pesquisas e Projetos 2012, p. 115-151.

Paiva, A. 2011. Empathy in Social Agents. International Journal of Virtual Reality 10 (1): 65-68.

Piaget, J. 1971. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes.

Picard, R. 1997. Affective computing. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Porto, S. M.; Costa, W. S.; Nunes, M. A. S. N.; Matos, L. N. Como a extração de personalidade através do teclado pode beneficiar a personalização na Educação. In: Towards Affective Computing in Education (SBIE-WIE 2011 Workshop), 2011, Aracaju. p. 1800-1807

Rousseau, D.; Hayes-Roth, B. 1996. Personality in synthetic agents. Technical Report KSL-96-21,

Santos, E. M. et al. 2008. Evasão na Educação a Distância: Identificando Causas e Propondo Estratégias De Prevenção. 14º. Congresso Internacional ABED de Educação A Distância. Santos, SP.

Seffrin, H., G. Rubi, and P. A Jaques. 2011. O Modelo Cognitivo do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. In: SBIE. Aracajú: SBC.

Vanlehn, K. 2006. The Behavior of Tutoring Systems. IJAIED, 16 (3): 227-265.

Vicari, R. et al. 2008. AMPLIA: A Probabilistic Learning Environment. IJAIED, 18 (4): 347-373.

Vygotsky, L. S. 1962. Thought and Language. Cambridge, MA: MIT Press.

Woolf, B. et al. 2009. Affect-aware tutors: recognising and responding to student affect. International Journal of Learning Technology 4 (3/4): 129.
Publicado
16/07/2012
JAQUES, Patrícia A.; NUNES, Maria Augusta S. N.; ISOTANI, Seiji; BITTENCOURT, Ig. Computação Afetiva aplicada à Educação: Dotando Sistemas Tutores Inteligentes de Habilidades Sociais. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 1. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 40-49.