Avaliação de Habilidades e Competências do Século XXI a partir do Comportamento do Estudante em Jogos Digitais
Resumo
As novas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais mostram a necessidade de um ensino baseado em competências e habilidades. Habilidades cognitivas, tais como classificar e aplicar regras devem ser consideradas, mas também são necessárias habilidades socioemocionais, como curiosidade e perseverança. Este artigo discute o desafio do uso de jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem e como avaliar tais habilidades. Técnicas como a ECD (Evidence-Centred Design), inteligência artificial e mineração de dados podem ser utilizadas para esse fim, desde que sejam consideradas suas especificidades e superadas as dificuldades em obtenção de dados a partir do uso de um jogo digital.
Referências
Cotta, R. M. M., Costa, G. D e Mendonça, E. T. (2015). Portfólios críticos-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas. Interface (Botucatu). 19(54):573-88.
DeRosier, M. E., & Thomas, J. M. (2017). Establishing the criterion validity of Zoo U's game-based social emotional skills assessment for school-based outcomes. Journal of Applied Developmental Psychology.
Gatti, B. (2005). Habilidades cognitivas y competencias sociales. Enunciación, 10(1):123–132.
Kang, J., Liu, M., & Qu, W. (2017). Using gameplay data to examine learning behavior patterns in a serious game. Computers in Human Behavior, 72, 757-770.
Kao, G. Y. M., Chiang, C. H., & Sun, C. T. (2017). Customizing scaffolds for game-based learning in physics: Impacts on knowledge acquisition and game design creativity. Computers & Education.
Khenissi, M. A., Essalmi, F., Jemni, M., Graf, S., & Chen, N. S. (2016). Relationship between learning styles and genres of games. Computers & Education , 101 , 1-14.
Hwang, G. J., Hung, C. M., & Chen, N. S. (2014). Improving learning achievements, motivations and problem-solving skills through a peer assessment-based game development approach. Educational Technology Research and Development, 62(2), 129-145.
OCDE, O. p. C. e. D. E. (2015). Skills for social progress: The power of social and emotional skills. Disponível em [link]. Acesso em: 22 mai. 2017.
Prensky, M. (2012). Aprendizagem baseada em jogos Digitais. SENAC SP.
Qian, M., & Clark, K. R. (2016). Game-based Learning and 21st century skills: A review of recent research. Computers in Human Behavior , 63 , 50-58.
Schrier, Karen. Using augmented reality games to teach 21st century skills. In: ACM SIGGRAPH 2006 Educators program. ACM, 2006. p. 15.
Sena, S., Schmiegelow, S. S., Prado, G. M. B. C., Sousa, R. P. L. e Fialho, F. A. P. (2016). Aprendizagem baseada em jogos digitais: a contribuição dos jogos epistêmicos na geração de novos conhecimentos. Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 14, No 1.
Serrano-Laguna, Á., Martínez-Ortiz, I., Haag, J., Regan, D., Johnson, A., & Fernández-Manjón, B. (2017). Applying standards to systematize learning analytics in serious games. Computer Standards & Interfaces, 50, 116-123.
Shute, V. and Ventura, M. (2013). Stealth assessment: Measuring and supporting learning in video games. MIT Press.
Shute, V. J., D'Mello, S., Baker, R., Cho, K., Bosch, N., Ocumpaugh, J., ... & Almeda, V. (2015). Modeling how incoming knowledge, persistence, affective states, and in-game progress influence student learning from an educational game. Computers & Education, 86, 224-235.
Shute, V. J., Wang, L., Greiff, S., Zhao, W., & Moore, G. (2016). Measuring problem solving skills via stealth assessment in an engaging video game. Computers in Human Behavior, 63, 106-117.
Rosa, G. D. A. e Galvão, A. C. T. (2015). Conhecimento prévio e aprendizagem no ensino: implicações à luz do efeito reverso da expertise e de construtos computacionais da cognição. Ciências & Cognição; Vol 20(2) 229-237.
Shute, V. and Ventura, M. (2013). Stealth assessment: Measuring and supporting learning in video games. MIT Press.
Sourmelis, T., Ioannou, A., & Zaphiris, P. (2017). Massively Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs) and the 21st century skills: A comprehensive research review from 2010 to 2016. Computers in Human Behavior, 67, 41-48.
