Avaliação de Habilidades e Competências do Século XXI a partir do Comportamento do Estudante em Jogos Digitais
Resumo
As novas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais mostram a necessidade de um ensino baseado em competências e habilidades. Habilidades cognitivas, tais como classificar e aplicar regras devem ser consideradas, mas também são necessárias habilidades socioemocionais, como curiosidade e perseverança. Este artigo discute o desafio do uso de jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem e como avaliar tais habilidades. Técnicas como a ECD (Evidence-Centred Design), inteligência artificial e mineração de dados podem ser utilizadas para esse fim, desde que sejam consideradas suas especificidades e superadas as dificuldades em obtenção de dados a partir do uso de um jogo digital. Segundo Gatti (2005), a principal preocupação das escolas, pais e, sobretudo a dos alunos, reside em descobrir quais as competências que os jovens precisam aprender hoje para alcançarem sucesso acadêmico, profissional e pessoal. As atuais diretrizes para educação, tal como Parâmetros Curriculares Nacionais1, apontam para uma nova forma de ensino/aprendizagem, exigindo a mudança da tradicional transmissão do conhecimento e de memorização para um cenário com base nas competências e habilidades a serem desenvolvidas [Cotta et al. 2015]. Dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) encontraram que não somente as habilidades cognitivas (identificar e classificar conceitos, aplicar regras, resolver
Publicado
27/07/2018
Como Citar
MEDEIROS, Handerson B.; NUNES, Isabel D.; ARANHA, Eduardo.
Avaliação de Habilidades e Competências do Século XXI a partir do Comportamento do Estudante em Jogos Digitais . In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 7. , 2018, Natal.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
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DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3104.