Avaliação de Habilidades e Competências do Século XXI a  partir do Comportamento do Estudante em Jogos Digitais 

  • Handerson B. Medeiros​
  • Isabel D. Nunes​
  • Eduardo Aranha​

Resumo


As novas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais mostram  a  necessidade  de  um  ensino  baseado  em  competências  e  habilidades.  Habilidades  cognitivas,  tais  como  classificar  e  aplicar  regras  devem  ser  consideradas,  mas  também  são  necessárias  habilidades  socioemocionais,  como  curiosidade  e  perseverança.  Este  artigo  discute  o  desafio  do  uso  de  jogos  digitais  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  e  como  avaliar  tais  habilidades.  Técnicas  como  a  ECD  (Evidence-Centred  Design),  inteligência  artificial e mineração de dados podem ser utilizadas para esse fim, desde que  sejam  consideradas  suas  especificidades  e  superadas  as  dificuldades  em  obtenção de dados a partir do uso de um jogo digital.    Segundo  Gatti  (2005),  a  principal  preocupação  das  escolas,  pais  e,  sobretudo  a  dos  alunos, reside em descobrir quais as competências que os jovens precisam aprender hoje  para  alcançarem  sucesso  acadêmico,  profissional  e  pessoal.  As  atuais  diretrizes  para  educação, tal como Parâmetros Curriculares Nacionais1, apontam para uma nova forma  de  ensino/aprendizagem,  exigindo  a  mudança  da  tradicional  transmissão  do  conhecimento  e  de  memorização  para  um  cenário  com  base  nas  competências  e  habilidades  a  serem  desenvolvidas  [Cotta  et  al.  2015].  Dados  da  Organização  para  Cooperação  e  Desenvolvimento  Econômico  (OCDE)  encontraram que não somente as  habilidades  cognitivas  (identificar  e  classificar  conceitos,  aplicar  regras,  resolver 
Publicado
27/07/2018
MEDEIROS​, Handerson B.; NUNES​, Isabel D.; ARANHA​, Eduardo. Avaliação de Habilidades e Competências do Século XXI a  partir do Comportamento do Estudante em Jogos Digitais . In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 7. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3104.