Qualidade da Pesquisa Científica Brasileira em Informática na Educação: Desafios e Perspectivas
Resumo
O presente artigo busca discutir o desafio da qualidade da pesquisa científica em informática na educação no Brasil. Inicialmente, apresenta-se o cenário atual da pesquisa como forma de identificar fatores que determinam a qualidade e impacto nacional e internacional da pesquisa na área. Após identificação desses fatores, são apresentadas ações a serem realizadas pela comunidade e coordenadas pela Comissão Especial de Informática na Educação a fim de promover melhorias. Essas ações estão organizadas em quatro eixos: (i) Curadoria de um histórico da área de Informática na Educação no Brasil, incluindo iniciativas de políticas públicas e histórias de sucesso e fracasso; (ii) Fundamentação da área de Informática na Educação; (iii) Avanço e disseminação do estado da arte e da prática na área de Informática na Educação; (iv) Disseminação e evolução de métodos de pesquisa em Informática na Educação. Por último, para verificar o impacto das ações propostas na qualidade da pesquisa brasileira na área de IE, o artigo também propõe métricas, o que possibilitará uma análise quantitativa e objetiva das ações propostas.
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