Qualidade da Pesquisa Científica Brasileira em Informática na Educação: Desafios e Perspectivas

  • Patricia A. Jaques
  • Sean Siqueira
  • Ig I. Bittencourt
  • Seiji Isotani

Resumo


O presente artigo busca discutir o desafio da qualidade da pesquisa científica em informática na educação no Brasil. Inicialmente, apresenta-se o cenário atual da pesquisa como forma de identificar fatores que determinam a qualidade e impacto nacional e internacional da pesquisa naárea. Após identificação desses fatores, são apresentadas ações a serem realizadas pela comunidade e coordenadas pela Comissão Especial de Informática na Educação a fim de promover melhorias. Essas ações estão organizadas em quatro eixos: (i) Curadoria de um histórico daárea de Informática na Educação no Brasil, incluindo iniciativas de políticas públicas e histórias de sucesso e fracasso; (ii) Fundamentação daárea de Informática na Educação; (iii) Avanço e disseminação do estado da arte e da prática naárea de Informática na Educação; (iv) Disseminação e evolução de métodos de pesquisa em Informática na Educação. Porúltimo, para verificar o impacto das ações propostas na qualidade da pesquisa brasileira na área de IE, o artigo também propõe métricas, o que possibilitará uma análise quantitativa e objetiva das ações propostas.

Publicado
06/07/2017
JAQUES, Patricia A.; SIQUEIRA, Sean; BITTENCOURT, Ig I.; ISOTANI, Seiji. Qualidade da Pesquisa Científica Brasileira em Informática na Educação: Desafios e Perspectivas. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2017.3111.