A importância da argumentação e da mediação na Educação a Distância e os desafios para a Informática na Educação

  • Gilda Helena Bernardino de Campos
  • Gianna Oliveira Roque

Resumo


A prática da mediação pedagógica em cursos a distância é tema recorrente nas pesquisas sobre EaD. Partindo do pressuposto de que a linguagem é condição necessária para a argumentação buscamos em Habermas,na Teoria do Agir Comunicativo, a fundamentação para o processo de mediação. A partir de uma pesquisa longitudinal realizada num curso de especialização a distância os resultados sugerem que o mediador pode contribuir para a autonomia e emancipação do aluno através do exercício do entendimento mútuo, assumido como um paradigma que orienta o processo de mediação pedagógica. Este trabalho tem por objetivo discutir os desafios e a importância da argumentação e da mediação na Educação a Distância.

Publicado
06/07/2017
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DE CAMPOS, Gilda Helena Bernardino; ROQUE, Gianna Oliveira. A importância da argumentação e da mediação na Educação a Distância e os desafios para a Informática na Educação. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2017.3116.