Modelagem de Engenharia da Cognição: Levantando o Cognoma Humano

  • Carla Verônica M. Marques UFRJ
  • Carlo E. T. Oliveira UFRJ
  • Claudia L. R. Motta UFRJ

Resumo


Estudar a cognição humana é aumentar o conhecimento sobre nós mesmos e abrir novas possibilidades para o aperfeiçoamento humano. A cognição é o mecanismo pelo qual se realiza todo o aprendizado, raciocínio e reflexão sobre qualquer conhecimento. O entendimento da cognição é um caminho crucial para haver um acesso justo e igualitário ao conhecimento e à compreensão do mundo que nos cerca. A criação de modelos cognitivos é um desafio complexo que envolve um esforço interdisciplinar, constituindo um vasto campo de pesquisa a ser explorado. O desenvolvimento de modelos cognitivos sólidos pode viabilizar todo um novo aspecto da interface homem-máquina. O computador passará de um acessório de luxo para um instrumento eficaz e poderoso nas mãos dos professores, tornando o seu trabalho mais produtivo e menos frustrante.

Referências

Chomsky, N. (2014), Aspects of the Theory of Syntax. Vol. 11. MIT press, 2014.

Dehaene, S. (2014), Consciousness and the Brain: Deciphering How the Brain Codes Our Thoughts, Penguin Book, 2014 Luria, A. R.; Tsvetkova, L. S. (1967) Les troubles de la resolution des problems. Paris: Gauthier-Villars.

Luria, A. R. (1966a) Higher Cortical Functions in Man. New York; Basic Books.

Luria, A. R. (1966b) Human Brain and Psychological Processes. New York, Harper.

Marques, C.V.M. (2017) EICA – Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes: Um Modelo Neuro-Computacional Aplicado à Instância Psíquica do Sistemas Pessoa em Espaços Dimensionais. Tese de Doutorado. COPPE/SISTEMAS, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Piaget, J. (1977) Recherches sur l'abstraction réflechissante. Paris, Presses Universitaires de France.

Seminério, F. L. P. (1984) Infra-estrutura da cognição: fatores ou linguagens? Rio de Janeiro: FGV; ISOP.

________________ (1988) Metaprocesso: a chave do desenvolvimento cognitivo: uma reavaliação da pedagogia contemporânea. Rio de Janeiro: FGV; ISOP.
Publicado
02/07/2017
MARQUES, Carla Verônica M.; OLIVEIRA, Carlo E. T.; MOTTA, Claudia L. R.. Modelagem de Engenharia da Cognição: Levantando o Cognoma Humano. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 755-762. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2017.3117.