Sistemas Tutores Afetivos: Estado da Arte e Desafios para o Reconhecimento de Emoções Relacionadas à Aprendizagem via Expressões Faciais

  • Ernani Gottardo IFRS
  • Andrey Ricardo Pimentel UFPR

Resumo


Considerando a intrínseca relação entre aprendizagem e emoções, pesquisas recentes têm investigado como prover funcionalidades de reconhecimento e adaptação às reações afetivas dos aprendizes em softwares educacionais. Nesse trabalho, técnicas de reconhecimento de emoções básicas via expressões faciais são apresentadas, juntamente com alguns experimentos. Os resultados demonstram que para algumas emoções básicas com expressões mais destacadas, como alegria, os resultados são considerados promissores. Entretanto, algumas emoções relacionadas à aprendizagem como tristeza não são facilmente reconhecidas via expressões faciais, necessitando de avanços e adaptações aos métodos existentes atualmente.

Referências

Alexander, S. T. V. (2007) “An affect-sensitive intelligent tutoring system with an animated pedagogical agent that adapts to student emotion like a human tutor”. Tese de Doutorado. Philosophy in Computer Science, Massey University, Albany, New Zealand.

Baker, R.S.J.d., Gowda, S.M., Wixon, M., Kalka, J., Wagner, A.Z., Salvi, A.,Aleven, V., Kusbit, G.W., Ocumpaugh, J., Rossi, L. (2012) “Towards Sensor-Free Affect Detection in Cognitive Tutor Algebra”. Proceedings of the 5th International Conference on Educational Data Mining. pp. 126–133.

Bartlett, M. S., Littlewort, G., Frank, M., Lainscsek, C., Fasel, I., Movellan, J. (2006). Fully automatic facial action recognition in spontaneous behavior. In in 7th International Conference on Automatic Face and Gesture Recognition, pages 223-230.

Bosch, N., Chen, Y., and D‟Mello, S. (2014). It‟s written on your face: detecting affective states from facial expressions while learning computer programming. In Intelligent Tutoring Systems, pages 39–44. Springer.

Calvo, R., D‟Mello, S., et al. (2010). Affect detection: An interdisciplinary review of models, methods, and their applications. Affective Computing, IEEE Transactions on, 1(1):18–37.

D'mello, S.K., Craig, S.D., Witherspoon, A.W., Mcdaniel, B.T., Graesser, A.C. (2008) “Automatic Detection of Learner‟s Affect from Conversational Cues”. User Modeling and User-Adapted Interaction, p. 45-80.

D‟mello, S.; Graesser, A. (2012). Dynamics of affective states during complex learning. Learning and Instruction, v. 22, n. 2, p. 145–157.

Ekman, P. (1992). An argument for basic emotions. Cognition & emotion 6.3-4 169-200.

Essa, I., Pentland, A. P., et al. (1997). Coding, analysis, interpretation, and recognition of facial expressions. Pattern Analysis and Machine Intelligence, IEEE Transactions on, 19(7):757–763.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
GOTTARDO, Ernani; PIMENTEL, Andrey Ricardo. Sistemas Tutores Afetivos: Estado da Arte e Desafios para o Reconhecimento de Emoções Relacionadas à Aprendizagem via Expressões Faciais. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 5. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 557-566. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2016.9156.