Sistemas Tutores Afetivos: Estado da Arte e Desafios para o Reconhecimento de Emoções Relacionadas à Aprendizagem via Expressões Faciais

  • Ernani Gottardo IFRS
  • Andrey Ricardo Pimentel UFPR

Resumo


Considerando a intrínseca relação entre aprendizagem e emoções, pesquisas recentes têm investigado como prover funcionalidades de reconhecimento e adaptação às reações afetivas dos aprendizes em softwares educacionais. Nesse trabalho, técnicas de reconhecimento de emoções básicas via expressões faciais são apresentadas, juntamente com alguns experimentos. Os resultados demonstram que para algumas emoções básicas com expressões mais destacadas, como alegria, os resultados são considerados promissores. Entretanto, algumas emoções relacionadas à aprendizagem como tristeza não são facilmente reconhecidas via expressões faciais, necessitando de avanços e adaptações aos métodos existentes atualmente.

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Publicado
04/07/2016
GOTTARDO, Ernani; PIMENTEL, Andrey Ricardo. Sistemas Tutores Afetivos: Estado da Arte e Desafios para o Reconhecimento de Emoções Relacionadas à Aprendizagem via Expressões Faciais. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 5. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 557-566. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2016.9156.