Concepção de Objetos Virtuais de Aprendizagem como uma Prática Multidisciplinar proveniente de Pressupostos da Computação
Resumo
A concepção de Objetos Virtuais de Aprendizagem equipara-se ao processo de desenvolvimento de software, consequentemente conhecimentos advindos da área da computação podem ser empregados em seu desenvolvimento. Sob esta perspectiva, este artigo apresenta CAHES - um modelo híbrido estruturado por conceitos advindos das áreas de Engenharia de Software, IHC e Tomada de decisão e se estabelece como um arcabouço teórico-prático direcionado à auxiliar profissionais da educação na construção destes objetos.
Referências
Barbosa, Simone Diniz Junqueira; Silva, Bruno Santana da. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Battistella, Paulo Eduardo; Wangenheim, Aldo Von. Avaliação de ferramentas de autoria gratuitas para produção de objetos de aprendizagem no padrão SCORM. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2011.
Battistella, Paulo Eduardo; Wangenheim, Aldo Von. Classificação de Objetos de Aprendizagem e análise de Ferramentas de Autoria. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis –SC, 2009.
Behar, P. A.; Waquil, M. P. "Princípios da pesquisa científica para investigar ambientes virtuais de aprendizagem sob o ponto de vista do pensamento complexo." Modelos pedagógicos de educação a distância(2009): 146-178
Melo, Amanda Meincke, J. F. Saldanha, and Maria Cristina Graeff Wernz. "Desafios à pesquisa em Computação em contexto educacional–qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva." Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. 2012.
Pacheco, Edson et al., GAIA PDOA – Processo Para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. (2012).
Preece, J; Rogers, Y., Sharp, H. Design de Interação: Além da interação humanocomputador. Porto Alegre: Bookman. (2013).
Saaty, T. L. (2008). Relative Measurement and its Generalization in Decision Making. Madrid: Review of the Royal Spanish Academy of Sciences, Series A, Mathematics. Disponível em:
Steinmetz, Ernesto Henrique Radis. "A contribuição da arquitetura da informação na construção e utilização de ambientes informacionais colaborativos de ensino/aprendizagem." (2016).