Computação Aplicada à Educação Musical: desafios e perspectivas ao planejamento docente no contexto da Educação Inclusiva

  • Amanda Meincke Melo UNIPAMPA
  • Carla Eugenia Lopardo UNIPAMPA
  • Guilherme Moreira de Melo UNIPAMPA

Resumo


O conteúdo de Música é obrigatório nas escolas brasileiras e deve ser oferecido em contexto educacional inclusivo. No entanto, faltam soluções que possibilitem ao professor de Música, com ou sem deficiência, identificar e reutilizar materiais didático-musicais para o seu planejamento em contextos educacionais inclusivos, que considerem as características e necessidades de seus alunos e a sua própria condição. Compromete-se, assim, a efetivação do uso de tecnologias digitais na Educação. Este artigo busca contribuir com esse cenário, apontando caminhos para lidar com o desafio da efetivação do uso das tecnologias digitais na educação, com ênfase no planejamento docente no contexto da Educação Musical Inclusiva.

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Publicado
04/07/2016
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MELO, Amanda Meincke; LOPARDO, Carla Eugenia; DE MELO, Guilherme Moreira. Computação Aplicada à Educação Musical: desafios e perspectivas ao planejamento docente no contexto da Educação Inclusiva. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 5. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 617-625. DOI: https://doi.org/10.5753/desafie.2016.9162.