Integração do Pensamento Computacional às Disciplinas da Educação Básica: uma Proposta de Aplicativo para Professores

  • Barbara Silva Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rozelma Soares França Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-5711-8857
  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


Em pleno crescimento do uso e aproveitamento das ferramentas tecnológicas educacionais pelos professores, é necessária também a ampliação do ensino do Pensamento Computacional (PC). No entanto, os professores da educação básica necessitam de artefatos que os auxiliem para realização de atividades práticas que incluam conceitos e habilidades de diversas áreas. Nas atribuições dos cargos para o professor, muitas vezes não são levadas em consideração as suas necessidades. Neste contexto, apresentamos um aplicativo baseado nessas necessidades relacionadas à inserção do ensino do PC de forma multidisciplinar.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/wosXfPyH2j8

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Formação de Professores, Ferramentas Educacionais, Multidisciplinaridade

Referências

BNCC. 2018. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 1 jun. 2019.

Christian Puhlmann Brackmann. 2017. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Ph.D. Dissertation.

Rozelma França and Patrícia Tedesco. 2019. Sertão. Bit: Um livro-jogo de difusão do pensamento computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 8. 278.

Humberto Zanetti, Marcos Borges, and Ivan Ricarte. 2016. Pensamento computacional no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura brasileira. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 27. 21.
Publicado
26/04/2021
MORAIS, Barbara Silva; FRANÇA, Rozelma Soares; FALCÃO, Taciana Pontual. Integração do Pensamento Computacional às Disciplinas da Educação Básica: uma Proposta de Aplicativo para Professores. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 06-06. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14847.