Ensinando sobre Representação de Imagens: Experiência no Projeto Computação Plugada com o Aplicativo Pixel

Resumo


Neste trabalho apresentamos o aplicativo "Pixel", que foi construído com base na atividade desplugada "Colorindo com Números Representação de Imagens" do livro de Bell et al. (2011). O aplicativo apresenta quatro níveis. Espera-se que ao longo de cada um, o usuário possa aprender sobre representação de imagens por meio de informações e atividades para exercitar os conteúdos apresentados. Mostra-se, por exemplo, como se pode através de uma matriz representar cada pixel de uma imagem e a importância da compactação de dados. Acreditamos que a abordagem de criar aplicativos com base em atividades da computação desplugada pode tornar mais fácil a aplicação destas atividades por professores e pode aproximar mais crianças e jovens da Ciência da Computação, disseminando ainda mais essas atividades.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/pb3wHlWUHIA

Palavras-chave: Computação desplugada, representação de imagens, educação em computação, pensamento computacional

Referências

Tim Bell, Ian H Witten, and Mike Fellows. 2011. Computer Science Unplugged– Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto (2011), 3–45.

Ivonildo Pereira Gomes Neto. 2019. Adaptação de Usabilidade no Aplicativo Computação Plugada com Foco em Crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência da Computação) UFPB.

Matheus Oliveira. 2019. Avaliando um Aplicativo Android para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência da Computação) UFPB.

Matheus Oliveira, Ayla Dantas, and Ivonildo Neto. 2019. Computação Plugada: Um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 493–502.

Jeannette M. Wing. 2014. Computational thinking benefits society. 40th Anniversary Blog of Social Issues in Computing 2014 (2014), 26.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FIGUEIREDO, Larrysa; BARBOSA, Matheus; SILVA, Emanoel; PONTES JÚNIOR, Josinaldo; DANTAS REBOUÇAS, Ayla; PEREIRA NETO, Ivonildo. Ensinando sobre Representação de Imagens: Experiência no Projeto Computação Plugada com o Aplicativo Pixel. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 09-10. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14849.