Avaliação Heurística de Ferramentas de Programação em Blocos

Resumo


Ferramentas de programação em blocos tornaram-se populares para auxiliar crianças a desenvolver o pensamento computacional e noções de programação enquanto desenvolvem aplicativos e games. Entretanto, essas ferramentas podem apresentar problemas em suas interfaces, dificultando a usabilidade e consequentemente a aprendizagem. Com isso, surge a necessidade de realizar uma avaliação para identificar e classificar esses problemas. O presente resumo apresenta uma avalição realizada com base nas heurísticas propostas por Jakob Nielsen, que identificou erros específicos nas ferramentas: Scratch, Scratch Jr e Tinkercard. É importante frisar que não houve nenhum contato com as instituições responsáveis pelas ferramentas.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/Erno9yDuF2I

Palavras-chave: Avaliação Heurística, Programação em Blocos, Crianças

Referências

NIELSEN, Jakob; MOLICH, Rolf. Heuristic evaluation of user interfaces, CHI'90 Conferência. Seattle, WA: 1990, p. 249-256.

CYBIS, Walter. BETIOL, Adriana Holtz. FAUST, Richard. Ergonomia e Usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 2. Ed. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
Publicado
26/04/2021
SOUZA, Franciely Alves de; FALCÃO, Taciana Pontual; MELLO, Rafael Ferreira. Avaliação Heurística de Ferramentas de Programação em Blocos. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 11-11. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14850.