Avaliação Heurística de Ferramentas de Programação em Blocos
Resumo
Ferramentas de programação em blocos tornaram-se populares para auxiliar crianças a desenvolver o pensamento computacional e noções de programação enquanto desenvolvem aplicativos e games. Entretanto, essas ferramentas podem apresentar problemas em suas interfaces, dificultando a usabilidade e consequentemente a aprendizagem. Com isso, surge a necessidade de realizar uma avaliação para identificar e classificar esses problemas. O presente resumo apresenta uma avalição realizada com base nas heurísticas propostas por Jakob Nielsen, que identificou erros específicos nas ferramentas: Scratch, Scratch Jr e Tinkercard. É importante frisar que não houve nenhum contato com as instituições responsáveis pelas ferramentas.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/Erno9yDuF2I
Referências
CYBIS, Walter. BETIOL, Adriana Holtz. FAUST, Richard. Ergonomia e Usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 2. Ed. São Paulo: Novatec Editora, 2010.