Ensino-Aprendizagem de Programação utilizando Storytelling na Educação Infantil

  • Franciely Alves de Souza UFRPE
  • Maria Renay Barbosa da Silva UFPE

Resumo


Aprender a programar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando falamos de crianças. Na educação infantil, acredita-se na importância de utilizar cenários e estratégias que possam engajar cada vez mais o aluno no aprendizado, de forma a aumentar o interesse. Como proposta, o presente trabalho apresenta uma experiência de ensino na qual foram utilizadas narrativas criadas através da realização de atividades pop-up para auxiliar no ensino de programação em blocos, fazendo uso da ferramenta Scratch Jr.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/y_8gVK68CyU

Palavras-chave: Programação, Storytelling, Educação Infantil

Referências

Marina Umaschi Bers and Mitchel Resnick. 2015. The official ScratchJr book: Helpyour kids learn to code. No Starch Press.

Rozelma Soares de França. 2020. Uma abordagem pedagógica incorporada para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. Retrieved Mar 4, 2020 from https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38542

Pedro Mello Amado dos Santos. 2016. Storydoing: melhor que contar é fazer, um novo olhar sobre a Disney. https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9504. Monografia (Graduação) Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasil.

Jean-Charles Trebbi. 2013. El arte del pop-up. Promopress.
Publicado
26/04/2021
SOUZA, Franciely Alves de; SILVA, Maria Renay Barbosa da. Ensino-Aprendizagem de Programação utilizando Storytelling na Educação Infantil. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 20-20. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14855.