LoopAcademic: uma Plataforma Web para o Ensino-Aprendizagem de Programação Introdutória

  • Dyego Souza UFERSA
  • Jarbele Cássia da Silva Coutinho UFERSA
  • Reudismam Rolim de Sousa UFERSA

Resumo


Os discentes de cursos na área de Computação costumam apresentar dificuldades em disciplinas de programação introdutória, tanto com as características das linguagens quanto no desenvolvimento do raciocínio lógico para resolver problemas. Para auxiliar os discentes no desenvolvimento das competências necessárias para a resolução de problemas de programação é proposto, neste trabalho, o LoopAcademic, uma plataforma Web para o ensino de programação introdutória, desenvolvido utilizando um processo de projetos de sistemas definido por Garret (2010). Os resultados apontaram para o potencial do ambiente em minimizar algumas das principais dificuldades de aprendizagem de programação pelos discentes.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/Ov8V8V4A0SU

Palavras-chave: Ensino de Programação, Prototipagem, Teste de Usabilidade

Referências

J.J. Garrett. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Voices That Matter. Pearson Education, 2010.

Reudismam Rolim, Felipe Torres Leite, Adller de Oliveira Guimara es, and Assunaueny Rodrigues de Oliveira. Pré-algoritmos ações de apoio à melhoria do ensino de graduação. Brazilian Journal of Development, 6(3):12625–12635, 2020.

Laís de Paiva Freire, João Victor Queiroz, Jarbele Cássia da Silva Coutinho, and Verônica Maria Lima Silva. Encontros de tutoria de programação introdutória através de metodologias ativas: um estudo piloto. In Proceedings of the I Encontro do Oeste Potiguar Versão Pocket, IECOPPOCKET'20, pages 1–8. ECOP'20, 2020.

João Victor Queiroz, Larissa Milena Rodrigues, and Jarbele.C Coutinho. Um relato dos fatores motivacionais na aprendizagem de programação na perspectiva de alunos iniciantes em programação da universidade federal rural do semi-Àrido campus pau dos ferros-rn. In Proceedings of the III Encontro do Oeste Potiguar, ECOP'18, pages 90–96. ECOP, 2018.

Gabriel Luídy Moreira, Wallace Holanda1, Jarbele Cássia da S. Coutinho, and Ferdinandy S. Chagas. Desafios na aprendizagem de programação introdutória em cursos de ti da ufersa, campus pau dos ferros: um estudo exploratório. In Proceedings of the III Encontro do Oeste Potiguar, ECOP'18, pages 90–96. 2018.

Wallace Holanda, Jarbele Coutinho, and Laysa Fontes. Uma intervenção meto-dológica para auxiliar a aprendizagem de programação introdutória: um estudo experimental. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7(1):699, 2018.

N Hawi. Causal attributions of success and failure made by undergraduate students in an introductory-level computer programming course. Computers & Education, 54(4):1127–1136, May 2010.

P. S. C. Santos, L. G. J. Araujo, and R. A. Bittencourt. A mapping study of computational thinking and programming in brazilian k-12 education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8, Oct 2018.
Publicado
26/04/2021
SOUZA, Dyego; COUTINHO, Jarbele Cássia da Silva; DE SOUSA, Reudismam Rolim. LoopAcademic: uma Plataforma Web para o Ensino-Aprendizagem de Programação Introdutória. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 23-24. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14857.