RecifeGo!: Promovendo a Interdisciplinaridade do Pensamento Computacional na Rua

  • Vitor Dallegrave UFRPE
  • Wellington Pereira UFRPE
  • José Alexandre Silva SEE-PE
  • Waleska Lira UFRPE
  • Thiago Matheus Silva de Andrade UFRPE
  • Rozelma Soares França UFRPE https://orcid.org/0000-0002-5711-8857

Resumo


A proposta do projeto RecifeGo! surge do interesse de professores da ETE-Porto Digital trabalharem em projetos interdisciplinares, se apoiando na Computação, embora fora identificado que existem vários fatores que dificultam essa prática que agora se somam aos desafios da COVID-19. Diante disso o professor supervisor, juntamente com os bolsistas do PIBID Computação da UFRPE, se inspiraram em desenvolver uma atividade educacional que adaptasse práticas de atividades extraclasse, anteriormente praticadas nas aulas de Artes, trabalhando de forma conjunta com outras disciplinas. Assim, inicia-se a ideia de possibilitar um passeio virtual pelas ruas ao redor da escola, potencializando a aprendizagem de conteúdos curriculares atrelado ao pensamento computacional.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/Et7HnpFlWnY

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Interdisciplinaridade, Ensino Médio

Referências

Araújo, A. C., Aragão, H. G., dos Santos, M. L., de Jesus, R. C., & Silva, T. F. (2009). Um Jogo de Caça ao Tesouro Utilizando o Google Earth. In VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. Disponível em: < https://www.sbgames.org/~sbgameso/papers/sbgames09/computing/short/cts28_09.pdf>. Acesso em 26 de fev. 2021.

Brito, F. V. F. D. Atividades matemáticas com o Google Earth. 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/2440/1/Atividades%20matem%C3%A1ticas%20com%20o%20Google%20Earth.pdf>. Acesso em 26 de fev. 2021.

de Jesus, R. J., Passos, M. L. S., & Nobre, I. (2015, October). O uso do jogo migrando e do google earth no ensino de geografia para alunos do ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 167).

SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação. 2018. Disponível em: <https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica>. Acesso em 26 de fev. 2021.

CIEB “Currículo de Referência em Tecnologia e Computação”, Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: <https://curriculo.cieb.net.br/>. Acesso em 26 de fev. 2021.

Creswell, J. W. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021). Diagnose PIBID/UFRPE Edital Capes 02/2020 Licenciatura em Computação Escola Técnica Estadual Porto Digital . Disponível em: <https://www.flipsnack.com/pibidlions/portf-lio-pibid-computa-o-ete-porto-digital.html>. Acesso em 26 de fev. 2021.
Publicado
26/04/2021
DALLEGRAVE, Vitor; PEREIRA, Wellington; SILVA, José Alexandre; LIRA, Waleska; ANDRADE, Thiago Matheus Silva de; FRANÇA, Rozelma Soares. RecifeGo!: Promovendo a Interdisciplinaridade do Pensamento Computacional na Rua. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 29-30. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14860.