Escola de Games em tempos de pandemia: como promover a equidade de acesso aos participantes?

  • Tamara Cristina Ferreira Universidade Federal de Jataí
  • Luciano Ferreira Neto Universidade Federal de Jataí
  • Pedro Henrique Medeiros Franco Universidade Federal de Jataí
  • Hugo Medeiros Barreto Universidade Federal de Jataí
  • Lígia Silva Universidade Federal de Jataí
  • Ana Paula Freitas Vilela Boaventura Universidade Federal de Jataí https://orcid.org/0000-0001-7152-7748

Resumo


Tendo em vista o atual contexto pandêmico, foram destacados alguns problemas no que diz respeito à virtualização de conteúdos e à adaptação entre professor e alunos. Este trabalho mostra uma iniciativa do projeto Escola de Games ao aplicar os conteúdos programáticos, relações presenciais, no novo formato remoto e, por fim, apresenta os resultados.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/XqlcioLLNfU

Palavras-chave: Ensino de Programação, Ensino Remoto, Ensino Crianças e Jovens, Virtualização de Conteúdo

Referências

Thiago Schumacher Barcelos and Ismar Frango Silveira. 2012. Pensamento computacional e educação matemática: Relações para o ensino de computação na educação básica. In XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC, Vol. 2. 23.

Pasqueline Dantas Scaico, Anderson Alves de Lima, Silvia Azevedo, Jefferson Barbosa Belo da Silva, Ewerton Henning Raposo, Yugo Alencar, João Paulo Mendes, Alexandre Scaico, et al. 2013. Ensino de programação no ensino médio: Uma abordagem orientada ao design com a linguagem scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação 21, 02 (2013), 92.

Julyanna Januário do Nascimento Souza. 2020. O processo avaliativo da matemática durante o período de ensino remoto emergencial. (2020).

Jeannette M Wing. 2006. Computational thinking. Commun. ACM 49, 3 (2006),33–35.
Publicado
26/04/2021
FERREIRA, Tamara Cristina; NETO, Luciano Ferreira; FRANCO, Pedro Henrique Medeiros; BARRETO, Hugo Medeiros; SILVA, Lígia; BOAVENTURA, Ana Paula Freitas Vilela. Escola de Games em tempos de pandemia: como promover a equidade de acesso aos participantes?. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 31-32. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14861.