Explorando o Pensamento Computacional em Salas de Aulas de Ciências
Resumo
Este trabalho surgiu no PIBID Computação da UFRPE a partir de sua atuação na Escola Técnica Estadual Porto Digital (ETEPD), onde foram identificados problemas de aprendizagem de estudantes do ensino médio em disciplinas como Física e Química. A partir disso, idealizou-se ações visando apoiar essas dificuldades por meio da exploração da natureza interdisciplinar do pensamento computacional e utilizando-se simuladores e artefatos robóticos nessas práticas.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/Wy9_sT-xxUo
Referências
FRANÇA, R. S. de Uma abordagem pedagógica incorporada para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. CIn, Ciência da Computação, Recife, 2020.
WEINTROP, David et al. Defining computational thinking for mathematics and science classrooms. Journal of Science Education and Technology, v. 25, n. 1, p. 127-147, 2016.
CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
UFRPE (2021). Diagnose PIBID/UFRPE Edital Capes 02/2020 Licenciatura em Computação Escola Técnica Estadual Porto Digital. Disponível em <https://www.flipsnack.com/pibidlions/portf-lio-pibid-computa-o-ete-portodigital.html>. Acesso em 26 de fev. 2021.
PHET. Disponível em < https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. Acesso em 27 de fev. 2021.
REXLAB. Disponível em <https://rexlab.ufsc.br/>.. . Acesso em 27 de fev. 2021.
TINKERCARD. Disponível em <https://www.tinkercad.com/>.. . Acesso em 27 de março 2021.