Uma abordagem de Multimodal Learning Analytics para identificação de habilidades de Pensamento Computacional

Resumo


O pensamento computacional vem sendo discutido nos diversos ambientes educacionais. No entanto, os estudos apresentam que a avaliação das habilidades de PC estão direcionadas ao ensino de programação. Nossa pesquisa busca investigar como avaliar o desenvolvimento de habilidades de PC dos estudantes, com a utilização de Multimodal Learning Analytics na captura de elementos de aprendizagem para beneficiar o processo avaliativo.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/lMTlekkrqtQ

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Multimodal Learning Analytics, Avaliação de Pensamento Computacional

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: versão final. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2020.

LEE, I. et al. Computational thinking for youth in practice. ACM Inroads, Associationfor Computing Machinery, New York, NY, USA, v. 2, n. 1, p. 32–37, fev. 2011. ISSN2153­2184. Disponível em:<https://doi.org/10.1145/1929887.1929902>

Blikstein, P. Multimodal Learning Analytics. Disponível em: <https://doi.org/10.1145/2460296.2460316>. In: LAK '13: Anais da Terceira Conferência Internacional sobre Aprendizagem Analítica e Conhecimento (2013), p. 102-106.

SANTOS, D. FRANZ makey. Disponível em: <https://franzmakey-com-scratch.gitbook.io/franzmakey/> Acessado em: 10 dez. 2020.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GUSMÃO, Anderson Silva; RODRIGUES, Rodrigo Lins; FRANÇA, Rozelma Soares de. Uma abordagem de Multimodal Learning Analytics para identificação de habilidades de Pensamento Computacional. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 47-48. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14869.