Uma abordagem de Multimodal Learning Analytics para identificação de habilidades de Pensamento Computacional
Resumo
O pensamento computacional vem sendo discutido nos diversos ambientes educacionais. No entanto, os estudos apresentam que a avaliação das habilidades de PC estão direcionadas ao ensino de programação. Nossa pesquisa busca investigar como avaliar o desenvolvimento de habilidades de PC dos estudantes, com a utilização de Multimodal Learning Analytics na captura de elementos de aprendizagem para beneficiar o processo avaliativo.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/lMTlekkrqtQ
Referências
LEE, I. et al. Computational thinking for youth in practice. ACM Inroads, Associationfor Computing Machinery, New York, NY, USA, v. 2, n. 1, p. 32–37, fev. 2011. ISSN21532184. Disponível em:<https://doi.org/10.1145/1929887.1929902>
Blikstein, P. Multimodal Learning Analytics. Disponível em: <https://doi.org/10.1145/2460296.2460316>. In: LAK '13: Anais da Terceira Conferência Internacional sobre Aprendizagem Analítica e Conhecimento (2013), p. 102-106.
SANTOS, D. FRANZ makey. Disponível em: <https://franzmakey-com-scratch.gitbook.io/franzmakey/> Acessado em: 10 dez. 2020.