Maquete Ferroviária: O Exercício do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educacional de Acesso Livre

  • André de Souza Mendes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Carla Amor Divino Moreira Delgado Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Daniel Serrão Schneider Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


O trabalho consiste em utilizar como instrumento de Robótica Educacional uma Maquete Ferroviária controlada a distância pela plataforma eletrônica Arduino, cuja programação será realizada remotamente por alunos do ensino fundamental, com o objetivo de estimular a programação e, consequentemente, o exercício do pensamento computacional, por meio do engajamento lúdico encontrado no processo de gamificação apresentado pelo projeto.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/OghMd1yIgXE

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Robótica Educacional, Inclusão Digital, Programação em Blocos

Referências

Bastos, N. S.; Mota, F.; Adamatti, D. F.; Carvalho, F. (2017). Developing Computational Thinking in High School: an Approach based on Neuroscience. Journal on Computational Thinking (JCThink).

Nunes, D. J. (2011). Ciência da computação na educação básica. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79207. Acesso: maio/2020.

Wing, J. M. (2006). Computacional Thinking. Communications of the ACM.

Queiroz, R. L; Sampaio, F. F. (2016). DuinoBlocks4Kids: Um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional. Anais do CSBC.

Victorino, L.; Elia, M. F.; Gomes, A.; Pinto, M. C.; Bastos, C. (2009). Laboratório Virtual de Atividades Didáticas – LabVad, In: XV Workshop de Informática na Escola–WIE. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Disponível em: <www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wie/2009/022.pdf>. Acesso: maio/2020.

Mendes, A. S.; Queiroz, R. L.; Bonfim, M. N. C.; Sampaio, F. F.; Lima, P. M. V. (2018). LabVAD-Maquete Controlada por Arduino para Robótica Educacional. Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), Brasília.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MENDES, André de Souza; DELGADO, Carla Amor Divino Moreira; SCHNEIDER, Daniel Serrão. Maquete Ferroviária: O Exercício do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educacional de Acesso Livre. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 49-49. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14870.