Maquete Ferroviária: O Exercício do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educacional de Acesso Livre
Resumo
O trabalho consiste em utilizar como instrumento de Robótica Educacional uma Maquete Ferroviária controlada a distância pela plataforma eletrônica Arduino, cuja programação será realizada remotamente por alunos do ensino fundamental, com o objetivo de estimular a programação e, consequentemente, o exercício do pensamento computacional, por meio do engajamento lúdico encontrado no processo de gamificação apresentado pelo projeto.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/OghMd1yIgXE
Referências
Nunes, D. J. (2011). Ciência da computação na educação básica. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79207. Acesso: maio/2020.
Wing, J. M. (2006). Computacional Thinking. Communications of the ACM.
Queiroz, R. L; Sampaio, F. F. (2016). DuinoBlocks4Kids: Um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional. Anais do CSBC.
Victorino, L.; Elia, M. F.; Gomes, A.; Pinto, M. C.; Bastos, C. (2009). Laboratório Virtual de Atividades Didáticas – LabVad, In: XV Workshop de Informática na Escola–WIE. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Disponível em: <www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wie/2009/022.pdf>. Acesso: maio/2020.
Mendes, A. S.; Queiroz, R. L.; Bonfim, M. N. C.; Sampaio, F. F.; Lima, P. M. V. (2018). LabVAD-Maquete Controlada por Arduino para Robótica Educacional. Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), Brasília.