Explorando potencialidades do Pensamento Computacional de forma (des)plugada com estudantes da rede estadual de educação de Mato Grosso

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar o uso da Computação Desplugada como abordagem para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e de habilidades Matemáticas no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/84mNTqICpQE

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Matemática, Ensino Fundamental

Referências

Brasil. MEC. (2018) Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20/02/2021.

J M. Wing. (2010). Computational Thinking: What and Why?. 17. out. 2010. Disponível em: <http://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing.pdf>. Acesso em: 31/10/2019.

Denise Filippo. Estudo de Caso em Sistemas Colaborativos. 2011. In book: Sistemas Colaborativos, Edition: 1ed., Cap. 25, Publicado: Campus/Elsevier, Editora. Mariano Pimentel & Hugo Fuks (Org.), pg..449-466

ELLIOT, J. El cambio educativo desde la investigacion-accion. Ediciones Morata, S.L. 3 ed. Madrid. 1997.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinicius. Explorando potencialidades do Pensamento Computacional de forma (des)plugada com estudantes da rede estadual de educação de Mato Grosso. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 54-55. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14873.