Repositório Colaborativo para apoiar a adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação

  • Ivanilse Calderon Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Williamson Silva Universidade Estadual do Paraná
  • Eduardo Luzeiro Feitosa Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo apoiar professores da área de Computação na adoção de Metodologias Ativa de Aprendizagem no ensino de programação de computadores. Essas metodologias constituem um percurso metodológico onde o aluno é o protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos a metodologia Design Science Research (DSR) para delimitar o problema de pesquisa, o desenvolvimento, a avaliação e a evolução do artefato. A proposta inicial é desenvolver um repositório colaborativo aberto onde os instrutores possam identificar, selecionar, adaptar, discutir, compartilhar, comentar, avaliar e possivelmente colaborar com (novas ou não) metodologias ativas de aprendizagem utilizadas no ensino de programação de computadores. O professor identificará e escolherá a melhor metodologia de aprendizagem ativa para o seu contexto de ensino com o repositório aberto, atendendo às suas necessidades pedagógicas. Além disso, o repositório também fornecerá um conjunto de diretrizes que terão orientações passo a passo para orientar os instrutores durante a adoção de metodologias ativas de aprendizagem.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/oELMbhuv2hM

Palavras-chave: Metodologias ativas, repositório colaborativo, ensino de programação

Referências

Andrew Luxton-Reilly, Ibrahim Albluwi, Brett A. Becker, Michail Giannakos, Amruth N. Kumar, Linda Ott, James Paterson, Michael James Scott, Judy Sheard, and Claudia Szabo. 2018. Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pp. 55-106.

Adalbert Gerald Soosai Raj, Jignesh Patel, and Richard Halverson. 2018. Is More Active Always Better for Teaching Introductory Programming? In2018 International Conference on Learning and Teaching in Computing and Engineering (LaTICE), IEEE, 103–109.

Maria Ivanilse Calderon Ribeiro, and Odette Mestrinho Passos. 2020. A Study on the Active Methodologies Applied to Teaching and Learning Process in the Computing Area. In IEEE Access, (2020), 219083–219097.

Chandra Turpen, Melissa Dancy, and Charles Henderson. 2016. Perceived affordances and constraints regarding instructors’ use of Peer Instruction: Implications for promoting instructional change. In Physical Review Physics Education Research 12, 1 (2016), 010116.

Essi Lahtinen, Kirsti Ala-Mutka, and Hannu-Matti Järvinen. 2005. A study of the difficulties of novice programmers. In ACM SIGCSE Bulletin 37, 3 (2005), 14–18.

Diego Teixeira Witt, and Avanilde Kemczinski. 2020. Metodologias de Aprendizagem Ativa Aplicadas à Computação: Uma Revisão da Literatura. In Informática na educação: teoria & prática 23, 1 (2020).

Lilian Bacich and José Moran. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Penso Editora.

Chicon P. M., C. R. Quaresma, and S. B. Garcês. 2019. Aplicação do Método de ensino Peer Instruction para o Ensino de Lógica de Programação com acadêmicos do Curso de Ciência da Computação. In Anais do 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID). Cruz Alta: UNICRUZ, 02-10.

Aline Diesel, Alda Leila Santos Baldez, and Silvana Neumann Martins. 2017. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. In Revista Thema 14, 1 (2017), 268–288.

Shreenath Acharya and MN Gayana. 2021. Enhanced Learning and Improved Productivity of Students’ using Project Based Learning Approaches for Programming Courses. In Journal of Engineering Education Transformations 34, (2021), 524–530.

Ronney Moreira Castro and Sean Siqueira. 2019. Técnicas Alternativas de Ensino (Aprendizagem Ativa) para Disciplinas da Computação: Um Mapeamento Sistemático no Contexto Brasil. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, pp. 1409-1413.

Diego Teixeira Witt, Avanilde Kemczinski, and Luciane Mulazani dos Santos. 2018. Resolução de problemas: Abordagens aplicadas no ensino de computação. In Anais do Computer on the Beach (2018), 731–740.

Kathleen M Koenig. 2020. Personal response systems: Making an informed choice. In Active Learning in College Science Journal. Springer, 123–139.

Jose Moran. 2021. Avanços e desafios na educação híbrida. Educação transformadora. Retrieved January 20, 2021 from http://www2.eca.usp.br/moran/.

Paul Parsons. 2011. Preparing computer science graduates for the 21st Century. Teaching Innovation Projects 1, 1 (2011).

Jesse Eickholt. 2018. Barriers to active learning for computer science faculty. arXiv preprint arXiv:1808.02426 (2018).

Joel Michael. 2007. Faculty perceptions about barriers to active learning. In College Teaching 55, 2 (2007), 42–47.

Elisa L Park and Bo Keum Choi. 2014. Transformation of classroom spaces: Traditional versus active learning classroom in colleges. In Higher Education 68, 5 (2014), 749–771.

Williamson Silva, Bruno Gadelha, Igor Steinmacher, and Tayana Conte. 2020. Towards an open repository for teaching software modeling applying active learning strategies. In 2020 IEEE/ACM 42nd International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training (ICSE-SEET), IEEE 162–172.

Alan Hevner and Samir Chatterjee. 2010. Design science research in information systems. In Design research in information systems. Springer, 9–22.

Roel J Wieringa. 2014. Design science methodology for information systems and software engineering. Springer.

Arto Vihavainen, Jonne Airaksinen, and Christopher Watson. 2014. A systematic review of approaches for teaching introductory programming and their influence on success. In Proceedings of the tenth annual conference on International computing education research, 19–26.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CALDERON RIBEIRO, Ivanilse; SILVA, Williamson; FEITOSA, Eduardo Luzeiro. Repositório Colaborativo para apoiar a adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 56-57. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14874.