Repositório Colaborativo para apoiar a adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação

  • Ivanilse Calderon Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Williamson Silva Universidade Estadual do Paraná
  • Eduardo Luzeiro Feitosa Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo apoiar professores da área de Computação na adoção de Metodologias Ativa de Aprendizagem no ensino de programação de computadores. Essas metodologias constituem um percurso metodológico onde o aluno é o protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos a metodologia Design Science Research (DSR) para delimitar o problema de pesquisa, o desenvolvimento, a avaliação e a evolução do artefato. A proposta inicial é desenvolver um repositório colaborativo aberto onde os instrutores possam identificar, selecionar, adaptar, discutir, compartilhar, comentar, avaliar e possivelmente colaborar com (novas ou não) metodologias ativas de aprendizagem utilizadas no ensino de programação de computadores. O professor identificará e escolherá a melhor metodologia de aprendizagem ativa para o seu contexto de ensino com o repositório aberto, atendendo às suas necessidades pedagógicas. Além disso, o repositório também fornecerá um conjunto de diretrizes que terão orientações passo a passo para orientar os instrutores durante a adoção de metodologias ativas de aprendizagem.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/oELMbhuv2hM

Palavras-chave: Metodologias ativas, repositório colaborativo, ensino de programação

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Publicado
26/04/2021
CALDERON RIBEIRO, Ivanilse; SILVA, Williamson; FEITOSA, Eduardo Luzeiro. Repositório Colaborativo para apoiar a adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 56-57. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14874.